Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis Outros Idiomas

ID:
69209
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores de causalidade atribuídos pelos discentes de Ciências Contábeis para explicar o desempenho acadêmico à luz da Teoria Atribucional Causal, assim, como as reações emocionais derivadas. A unidade de análise foi os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicadas à 155 discentes distribuídos do 1° ao 9° período. Assim, para a análise das questões fechadas, os dados foram tabulados e, posteriormente, procedeu-se com análise da estatística descritiva. Já em relação às questões abertas, os dados foram transcritos para arquivo digital e, em seguida, procedeu-se com a análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti®. Em síntese, os resultados apontaram que os discentes consideram que o desempenho acadêmico é influenciado por uma diversidade de fatores internos e externos ao discente, com destaque para as atribuições causais internas, como o “interesse pelo estudo” e o “esforço”, e para as causas atribucionais externas, como o “método de ensino do professor” e a “infraestrutura da universidade”. Além disso, constatou-se que a maioria dos discentes (94,84%) acreditam que as causas atribuídas, sejam elas internas ou externas, ocasionam reações emocionais.
Citação ABNT:
BARBOSA, F. C. L.; MOREIRA, C. S.; SOUZA, J. M.; NASCIMENTO, ?. C. S.; DUARTE, C. A. A. Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis . Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 22, n. 52, p. 14-25, 2022.
Citação APA:
Barbosa, F. C. L., Moreira, C. S., Souza, J. M., Nascimento, ?. C. S., & Duarte, C. A. A. (2022). Atribuições de causalidade e reações emocionais: análise do desempenho acadêmico dos discentes de Ciências Contábeis . Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, 22(52), 14-25.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/69209/atribuicoes-de-causalidade-e-reacoes-emocionais--analise-do-desempenho-academico-dos-discentes-de-ciencias-contabeis-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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