Título Inglês:
Personal financial education: study with accounting sciences
Resumo:
Este estudo teve por objetivo verificar o nível de educação financeira dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, realizouse uma pesquisa com 147 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). Com base nas respostas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, e as médias submetidas ao teste t de Student e Anova, para então apurar a ocorrência de diferenças significas dentre os grupos formados pela fase de graduação e conforme suas caraterísticas sociodemográficas. Os resultados demostraram que embora os alunos tenham melhores resultados ao concluírem o curso de Ciências Contábeis, permaneceram com nível intermediário de conhecimentos financeiros, assim como ocorre com os alunos iniciantes. Ademais, os testes indicaram que, em média, a idade e a ocupação profissional também aperfeiçoam as competências financeiras, tornando-se possível inferir que a evolução do nível de conhecimento financeiro dos concluintes não foi exclusivamente pelo curso. Em termos teóricos, tais achados contribuem para traçar um diagnóstico da atual situação da alfabetização financeira no âmbito universitário, proporcionando novas pesquisas, debates, estudos e atividades para aperfeiçoar o domínio em finanças. Já termos práticos, uma vez implementadas as ações de melhoria, o egresso do curso de graduação poderá usar os conhecimentos tanto para organizar sua vida financeira pessoal, assim como na sua atuação profissional no mercado, haja vista o conhecimento desenvolvido nos controles e análises financeiras praticados.
Resumo Inglês:
This study aimed to verify the level of financial education of students of the undergraduate course in Accounting. To this end, a survey was carried out with 147 students from the initial and final periods of the Accounting Sciences course at the Federal Rural University of Semi-Ámido (UFERSA). Based on the answers, the data were analyzed using descriptive statistical techniques, and the means were submitted to Student's and Anova's t-tests, so as to determine the occurrence of significant differences between the groups formed by the undergraduate phase and according to their sociodemographic characteristics. The results showed that although the students have better results after completing the Accounting course, they remained with an intermediate level of financial knowledge, just as it happens with the beginning students. Furthermore, the tests indicated that, on average, age and professional occupation also improve financial skills, making it possible to infer that the evolution of the level of financial knowledge of graduates was not exclusively due to the course. In theoretical terms, these findings contribute to a diagnosis of the current situation of financial literacy at the university level, providing new research, debates, studies and activities to improve the mastery in finance. In practical terms, once the improvement actions are implemented, the graduate of the undergraduate course can use the knowledge both to organize his personal financial life, as well as in his professional performance in the market, given the knowledge developed in the financial controls and analyzes practiced.
Citação ABNT:
MELO, J. M.; MOREIRA, C. S. Educação financeira pessoal: Um estudo com discentes de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 13, n. 2, p. 151-169, 2021.
Citação APA:
Melo, J. M., & Moreira, C. S. (2021). Educação financeira pessoal: Um estudo com discentes de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Controladoria, 13(2), 151-169.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/69486/educacao-financeira-pessoal--um-estudo-com-discentes-de-ciencias-contabeis/i/pt-br