Programas de marketing social: proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados Outros Idiomas

ID:
6978
Resumo:
A área de marketing tem sido cada vez mais demandada a prestar contas de suas ações, na forma de avaliação dos investimentos realizados. No marketing social não é diferente. O presente estudo examinou propostas de avaliação de programas de marketing social, em busca do que seria uma estrutura conceitual ideal para esse tipo de avaliação, a partir da literatura, prática de mercado, opinião de experts e exame empírico da proposta em dois diferentes estudos de caso, o programa Novo Sinal, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e os programas de imunização do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Governo do Rio Grande do Sul. A metodologia, qualitativa em sua essência, fez uso da técnica Delphi, entrevistas em profundidade e estudo de casos. A estrutura conceitual desenvolvida engloba as dimensões de avaliação de Input, Processo e Resultados, com respectivas variáveis e indicadores para cada dimensão, e ao longo de cujas dimensões a avaliação ética se faz presente, mas ainda de difícil avaliação na prática cotidiana dos profissionais de marketing social.
Citação ABNT:
MEIRA, P. R. D. S.; SANTOS, C. P. D. Programas de marketing social: proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados. Revista de Administração Pública, v. 46, n. 2, p. 493-522, 2012.
Citação APA:
Meira, P. R. D. S., & Santos, C. P. D. (2012). Programas de marketing social: proposição e exame de uma estrutura conceitual de avaliação de resultados. Revista de Administração Pública, 46(2), 493-522.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/6978/programas-de-marketing-social--proposicao-e-exame-de-uma-estrutura-conceitual-de-avaliacao-de-resultados/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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