Título Inglês:
Analysis of digital marketing and social media: multicase study based on management perception
Resumo:
Objetivo: é analisar o grau de prioridade dos gestores sobre os 8P’s de marketing digital no seu contexto organizacional e identificar quais as mídias digitais mais priorizadas por estas organizações com três organizações de diferentes ramos e locais de atuação. Originalidade: principais tendências de marketing digital para a sobrevivência e manutenção de pequenas e médias empresas ao utilizar o (Analytic Hierarchy Process) AHP. Método: O estudo é descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa. Trata-se de um estudo de caso múltiplos. Para a análise dos dados qualitativos a análise ocorreu pela análise de conteúdo de Bardin (2011) e para a análise dos dados quantitativos (notas de prioridade), foi utilizada a modelagem AHP (Analytic Hierarchy Process). Resultados: Identificaram-se diferenças entre os critérios mais priorizados das três organizações, uma vez que os critérios que foram os mais priorizados de uma organização, foram os menos priorizados de outra organização, evidenciando heterogeneidade em cada realidade. Contribuições: Urgem reflexões das redes sociais mais utilizadas e das menos utilizadas, no sentido de que pela análise dos resultados, ter uma rede social são aspectos de necessidade e essencialidade e é imprescindível esse contato com o cliente, como uma forma de manter-se no mercado. Outras questões foram levantadas no texto, de modo a questionar se algumas redes sociais que são pouco priorizadas pelas empresas supracitadas, num futuro poderá haver tendências de ordem de priorização, já que são redes que estão crescendo e consumidas por adolescentes e jovens, que são clientes em potencial.
Resumo Inglês:
Objective: is to analyze the degree of priority of managers on the 8P's of digital marketing in their organizational context and identify which digital media are most prioritized by these organizations with three organizations from different branches and locations of operation. Originality: main digital marketing trends for the survival and maintenance of small and medium-sized companies when using the (Analytic Hierarchy Process) AHP. Method: The study is descriptive with a quantitative and qualitative approach. This is a multiple case study. For the analysis of qualitative data, the analysis was carried out using Bardin's content analysis (2011) and for the analysis of quantitative data (priority notes), the AHP (Analytic Hierarchy Process) modeling was used. Results: Differences were identified between the most prioritized criteria of the three organizations, since the criteria that were the most prioritized of an organization were the least prioritized of another organization, showing heterogeneity in each reality. Contributions: There is an urgent need for reflections on the most used and the least used social networks, in the sense that, by analyzing the results, having a social network are aspects of necessity and essentiality and this contact with the client is essential, as a way of staying in the Marketplace. Other issues were raised in the text, in order to question whether some social networks that are little prioritized by the aforementioned companies, in the future, there may be trends in order of prioritization, since they are networks that are growing and consumed by adolescents and young people, who are customers in potential.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, M. R.; WEGNER, R. S.; MALHEIROS, M. B.; ROSSATO, V. P.; SILVA, D. J. C. Análise do marketing digital e mídias sociais: estudo multicasos baseado na percepção de gestores . Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 12, p. 1-23, 2022.
Citação APA:
Oliveira, M. R., Wegner, R. S., Malheiros, M. B., Rossato, V. P., & Silva, D. J. C. (2022). Análise do marketing digital e mídias sociais: estudo multicasos baseado na percepção de gestores . Revista de Administração da Unimep, 19(12), 1-23.
Link Permanente:
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