Gerenciamento de resultados e probabilidade de falência: Evidências no Mercado de Capitais Brasileiro Outros Idiomas

ID:
70781
Resumo:
Este estudo tem por objetivo analisar a associação entre o gerenciamento de resultados e a probabilidade de falência das empresas brasileiras. Para tanto, a amostra foi composta pelas empresas não-financeiras listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3), considerando o período de 2010 a 2019. A análise compreendeu 151 empresas, cuja métrica de análise principal foi a regressão múltipla com dados em painel desbalanceado. Os resultados demonstraram que as empresas que possuem maiores práticas de Gerenciamento de Resultados (GR) por Acrruals Discricionários (AEM) apresentaram associação significativa e positiva com a probabilidade de falência. O GR por decisões operacionais (REM) apresentou associação significativa e negativa com a probabilidade de falência. Os resultados aqui encontrados sugerem que as práticas de GR podem ser utilizadas para obscurecer a dificuldade financeira apresentada pela companhia ao final do período. Por outro lado, a existência de maior dificuldade financeira pode incentivar menores níveis de GR por decisões operacionais, já que desencadeia outros problemas de desempenho no longo prazo. Os achados aqui evidenciados são relevantes tanto para os gestores quanto para os usuários externos, como investidores e analistas, auxiliando-os, assim, em decisões de investimento mais eficientes, além de contribuir para a tomada de decisão dos agentes fornecedores de capital. A principal contribuição deste estudo é a análise da probabilidade de falência das empresas (Z-score) por meio de parâmetros contemporâneos e a identificação de associação dessa probabilidade de falência com o GR, seja por accruals ou por decisões operacionais. Tal contribuição sugere que os agentes do mercado devem atentar para os níveis de GR das empresas, até mesmo daquelas que não apresentam maiores probabilidades de falência.
Citação ABNT:
MOREIRA, C. S.; SILVA, C. E.; LOPES, A. F.; MARTINS, O. S. Gerenciamento de resultados e probabilidade de falência: Evidências no Mercado de Capitais Brasileiro. Sociedade, Contabilidade e Gestão, v. 17, n. 3, p. 133-154, 2022.
Citação APA:
Moreira, C. S., Silva, C. E., Lopes, A. F., & Martins, O. S. (2022). Gerenciamento de resultados e probabilidade de falência: Evidências no Mercado de Capitais Brasileiro. Sociedade, Contabilidade e Gestão, 17(3), 133-154.
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.52585
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/70781/gerenciamento-de-resultados-e-probabilidade-de-falencia--evidencias-no-mercado-de-capitais-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português