Consumer Culture Theory (CCT) Já É uma escola de pensamento em Marketing? Outros Idiomas

ID:
7081
Resumo:
A década de 1980 trouxe uma visão alternativa à corrente positivista predominante no campo de pesquisa do consumidor: a Consumer Culture Theory (CCT), que assume uma orientação epistemológica baseada no interpretativismo e na pesquisa qualitativa. Diante do destaque alcançado pela CCT, levantou-se a seguinte questão: a CCT já pode ser considerada uma escola de pensamento em marketing autônoma? Pautados em três critérios fundamentais para a qualificação de uma escola de pensamento (reconhecimento acadêmico, corpo de  conhecimento e contribuições), foi realizada uma desk research, baseada em periódicos e artigos da área e na construção de um corpus de pesquisa construído com base nas referências contidas no texto seminal Consumer Culture Theory (CCT): twenty years of  research. A conclusão é de que a CCT atende aos critérios adotados na presente pesquisa, podendo ser considerada uma escola de pensamento a utônoma dentro do campo de pesquisa do consumo.
Citação ABNT:
GAIÃO, B. F. S.; SOUZA, I. L.; LEÃO, A. L. S. Consumer Culture Theory (CCT) Já É uma escola de pensamento em Marketing?. Revista de Administração de Empresas, v. 52, n. 3, p. 330-344, 2012.
Citação APA:
Gaião, B. F. S., Souza, I. L., & Leão, A. L. S. (2012). Consumer Culture Theory (CCT) Já É uma escola de pensamento em Marketing?. Revista de Administração de Empresas, 52(3), 330-344.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/7081/consumer-culture-theory--cct--ja-e-uma-escola-de-pensamento-em-marketing-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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