Impactos do não reconhecimento da inflação na demonstração do fluxo de caixa e na demonstração das origens e aplicações de recursos: uma simulação Outros Idiomas

ID:
75
Periódico:
Resumo:
Este artigo discute a estrutura conceitual da Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) e da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR). Seu objetivo principal é demonstrar a necessidade da correção monetária integral nas demonstrações contábeis. Para tanto, é feita uma simulação que envolve a elaboração da DFC, pelo método direto e indireto, e da DOAR. Para sua realização, foi pesquisada literatura disponível, que inclui artigos, dissertações e teses que tiveram seus objetivos ligados ao tema apresentado. Com isso, pode-se dizer que a pesquisa é classificada como bibliográfica e descritiva que utilizou o método da simulação para alcançar seus objetivos. Verificou-se que a DOAR, mesmo criticada, continua tendo um papel informacional relevante. Concluiu-se que a inflação pode provocar distorções na capacidade informacional das demonstrações em estudo, levando os usuários da Contabilidade a tomar decisões equivocadas.
Citação ABNT:
CARNEIRO JÚNIOR, J. B. A.; CANAN, I.; KÜHL, C. A.; MARQUES, J. A. V. C. Impactos do não reconhecimento da inflação na demonstração do fluxo de caixa e na demonstração das origens e aplicações de recursos: uma simulação. Pensar Contábil, v. 10, n. 39, art. 4, p. 1-12, 2008.
Citação APA:
Carneiro Júnior, J. B. A., Canan, I., Kühl, C. A., & Marques, J. A. V. C. (2008). Impactos do não reconhecimento da inflação na demonstração do fluxo de caixa e na demonstração das origens e aplicações de recursos: uma simulação. Pensar Contábil, 10(39), 1-12.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/75/impactos-do-nao-reconhecimento-da-inflacao-na-demonstracao-do-fluxo-de-caixa-e-na-demonstracao-das-origens-e-aplicacoes-de-recursos--uma-simulacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português