Eventos de marca: evidências de valor turístico na gastronomia regional do Rio Grande do Sul/Brasil Outros Idiomas

ID:
7707
Resumo:
O estudo trata da realização de eventos gastronômicos que inserem a culinária regional como um fator capaz de gerar atratividade e classificar um evento como sendo de marca. O objetivo do estudo é apresentar os eventos de marca que trazem a culinária regional como evidencias de valor turístico em muitos municípios do Rio Grande do Sul, bem como, identificar a culinária regional como manifestação cultural, apresentar a transformação dos atrativos culturais em produto turísticos. Como metodologia, estudo caracteriza-se fundamentalmente como um artigo de revisão de literatura de abordagem qualitativa.  Compõe-se de uma pesquisa secundária, investigada na bibliografia e em sites de informações. Por fim, o estudo traz a culinária regional como um patrimônio cultural imaterial capaz de oportunizar aos eventos de marca, a característica de “atrativo turístico” para os municípios.
Citação ABNT:
CERETTA, C. C.Eventos de marca: evidências de valor turístico na gastronomia regional do Rio Grande do Sul/Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 4, n. 1, p. 89-99, 2012.
Citação APA:
Ceretta, C. C.(2012). Eventos de marca: evidências de valor turístico na gastronomia regional do Rio Grande do Sul/Brasil. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, 4(1), 89-99.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/7707/eventos-de-marca--evidencias-de-valor-turistico-na-gastronomia-regional-do-rio-grande-do-sul-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALLEN, J. et al. Organização e Gestão de Eventos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

BARRETO, M. Cultura e turismo. Campinas: Papirus, 2007.

BARRETO, M. Manual e iniciação ao estudo do turismo. Campinas: Papirus, 1995.

BARRETO, M. Turismo e legado cultural. 3 ed. Campinas: Papirus, 2002.

BENI, M. C. Análise estrutural do turismo. 9ª ed. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

BENI, M. C. Política e Planejamento de Turismo no Brasil. São Paulo: Aleph, 2006.

DIAS, R. Introdução ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2009.

FRANCO, A. De Caçador a Gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: SENAC, 2001.

GANDARA, J. M. G., GIMENES, M.H.S.G., MASCARENHAS, R. G. Reflexões sobre o Turismo Gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. In: PANOSSO NETTO, A., ANSARAH, M. G. (org.). Segmentação do mercado turístico: Estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, 2009.

GASTAL, S. O produto cidade: caminhos de cultura, caminhos de turismo. In: CASTROGIOVANI, C.; GASTAL, S. (Orgs). Turismo urbano: Cidades, sites de excitação turística. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.

JAROCKI, I. M. C. Circuito Delícias de Pernambuco: A gastronomia como potencial produto turístico. In: Turismo em Análise, 20(2), 321-344, 2009.

KOTLER, P. et al. Marketing de lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

LANZARINI, R. Gastronomia e eventos turísticos: O caso da culinária pernambucana usada como atrativo cultural na Festa da Farinha de Anastácio/MS e suas relações com o local. In: VI Seminário da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. São Paulo: Universidade Anhembi Morumbi, 2009.

LESSA, B.; LONA, A. A. et al. Do Pampa à Serra: Os sabores da terra gaúcha. Rio de Janeiro: Editora SENAC Nacional, 1999.

MITCHELL, R.; HALL, C. M. Food Tourism Around the World. Development, Management and Markets, Butterworth-Heinemann, Oxford: Hall, M. et. al. (editors), 2003.

NEGRINE, A. Festas Populares e endorfinas. In: NORA, P.; PUGEN, B. (Org.) Diálogos. Caxias do Sul, RS: Lorigraf, 2008

ORGANIZACIÓN MUNDIAL DEL TURISMO (OMT). Compilación de las estatisticas del gasto turístico: Manual técnico, n. 2. Madrid: OMT, 1995.

RICHARDS, G. Cultural Tourism: Global and Local Perspectives. S. Local: ATLAS Haworth Press Inc., 2007.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROCHA, J. M. As raízes da crise da metade sul: estudo da formação econômica do Rio Grande do Sul. Jaguarão. Universidade Federal do Pampa, 2011.

SAVARIN, J. A. B. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHLÜTER, R. G. Gastronomia e Turismo. São Paulo: Editora Aleph, 2003.