Desempenho e obstáculos ao crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba Outros Idiomas

ID:
7717
Resumo:
Os obstáculos que difi cultam o crescimento e o desempenho dos pequenos negócios podem diferir, dependendo da natureza e característica de determinado setor de atividade econômica. Neste estudo teve-se como objetivo principal analisar o desempenho e os obstáculos enfrentados para a sobrevivência/crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba, Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevistas pessoais semiestruturadas, realizadas com os proprietários ou gerentes dos hotéis. Foi utilizado o critério amostral por acessibilidade ou adesão e foram feitas 43 entrevistas. A maior parte dos entrevistados considera que o desempenho do negócio foi prejudicado pela entrada, em Curitiba, das grandes redes de hotéis com tarifas mais baixas, o que levou os locais a reduzir as suas tarifas, mesmo com aumento de custos. Os principais obstáculos enfrentados pelos hotéis de pequeno porte são os altos tributos incompatíveis com o tamanho e faturamento desses hotéis, a entrada das redes no mercado, a falta de recursos para investir no hotel, a falta de espaço físico e as difi culdades com a mão de obra.
Citação ABNT:
TEIXEIRA, R. M.Desempenho e obstáculos ao crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba. Turismo: Visão e Ação, v. 14, n. 1, p. 99-117, 2012.
Citação APA:
Teixeira, R. M.(2012). Desempenho e obstáculos ao crescimento de pequenos negócios hoteleiros em Curitiba. Turismo: Visão e Ação, 14(1), 99-117.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/7717/desempenho-e-obstaculos-ao-crescimento-de-pequenos-negocios-hoteleiros-em-curitiba/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ANDRADE, José Henrique de; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Cluster e cooperação entre empresas: uma enquête (survey) com pequenos empreendimentos hoteleiros da região central do Estado de São Paulo In: EGEPE - ENCONTRO DE ESTUDOS SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS. 3.; 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 626-639.

ANDREW, R.; BAUM, T.; MORRISON, A. The Lifestyle Economics of Small Tourism Businesses. Journal of Travel and Tourism Research, v. 1, June, 2001, p. 16-25.

AQUINO, C. A. B. de. Atração de Recursos Humanos para o Preenchimento do Quadro Funcional de Pequenas e Médias Empresas Hoteleiras da Cidade de Fortaleza. Dissertação (Mestrado em Administração)-Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 1994.

BALL, S. Wither the Small Independent Take-Away. IAHMS Conference, Harrogate, 1996. Anais... Harrogate, IAHMS,1996.

BLICHFELDT, Bodil Stilling. Innovation and Entrepreneurship in Tourism: The Case of a Danish Caravan Site. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, n. 3. 2009.

BOER, A.; An assessment of small business failure. In: Thomas, R. (Ed), The Management of Small Tourism and Hospitality Firms, London: Cassell, 1999.

CAMERON, A.; MASSEY, C. Small and Medium-sized Enterprises: A New Zealand Perspective, Auckland: Addison Wesley Longman, 1999.

CARVALHO, Nadia L. N.; SILVA Anielson B da; ZAGO Celia C. Fatores de Influência no Desenvolvimento de Competências Gerenciais em Hotéis e Pousadas. Turismo Visão e Ação - Eletrônica, v. 13, n. 2, p. 201-219. mai-ago. 2011.

COSTA Helena A; NASCIMENTO Elimar P. Motivações para Empreender no Turismo: Um Estudo sobre Micro e Pequenas Empresas na Costa Norte (Ce, Ma, Pi). Turismo Visão e Ação - Eletrônica, v. 12, n. 3, p. 314-330. set-dez. 2010.

CURTIS Lali Fleker de; HOFFMANN Valmir Emil. Relacionamentos Interorganizacionais em Contexto de Aglomeração Territorial: um Estudo no Setor Hoteleiro das Destinações Turísticas de Gramado e Canela (RS). In: Encontro Nacional de Pós Graduação em Administração, ENANPAD, 33, São Paulo, 2009. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009.

DEWHURST, P.; HOROBIN, H. The Owners of Small Tourism and Hospitality Firms: A Proposed Classification. In: EuroCHRIE Conference, Sheffield, 1997, p. 277-282.

DONAIRE, Denis; SILVA, Marcos Pereira da; GASPAR, Marcos Antonio A Rede de Negócios do Turismo: Um Estudo sobre suas Características e Implicações Estratégicas Revista Turismo Visão e Ação, v. 11, n. 1, p. 112 - 134, jan/abr. 2009

DREHER, M. T.; TOMIO, D.; ULLRICH, D. R. Análise da Gestão das MPEs do setor hoteleiro: o caso Blumenau, SC. In: EGEPEEncontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 3, 2003, Brasília. Anais... Brasília: UNB/UEL/UEM, 2003.

DUCCI Norma Pimenta Cirilo; Teixeira, Rivanda Meira. Articulação de Redes Sociais por Empreendedores na Formação do Capital Social: um estudo de caso de uma empresa do setor de turismo do interior do Paraná. Turismo em Análise. v. 21, n. 1, 2010.

EASTERBY-SMITH, M.; THORPE, R.; LOWE, A. Pesquisa gerencial em administração. São Paulo: Pioneira, 1999

EMBRATUR. Disponível em: . Acesso em: 07 nov.2005.

GETZ, D.; PETERSEN, T. Growth and Prof-oriented entrepreneurship among family business owners in the tourism and hospitality industry. Hospitality Management, v. 24, p. 219-242, 2005.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas. 1999.

GORTON, M. Overcoming the structure-agency divide in small business research, International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v.6 n. 5, p.276-293, 2000.

HEFFERNAN, M.; FLOOD, P. An exploration of the relationship between the adoption of managerial competencies, organisational characteristics, human resource sophistication and performance in Irish organizations. Journal of European Industrial Training, v. 24, n. 2/3/4, 2000, p. 128-138.

HOCAYEN-DA-SILVA, Antônio João, TEIXEIRA, Rivanda Meira . Ambiente competitivo e obtenção de vantagens competitivas a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba. REAd, v. 13 n. 1, jan-abr, 2007.

HONMA; Edson Tadayoshi; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Competências Empreendedoras em Hotéis de Pequeno Porte: Estudo de Múltiplos Casos em Curitiba, Paraná. Turismo Visão e Ação, vol. 13, n. 1, p. 52-80. jan-abr. 2011

HUGHES, H. Economics for the hotel and catering industry. London: Hutchinson, 1992.

IKEDA, A. A. O marketing em empresas de pequeno porte e o setor de serviços: um estudo em agências de viagens. Brasília: Sebrae, 1995.

JOGARATNAM, G.; TSE, E. C. Entrepreneurial orientation and the structuring of organizations. International Journal of Contemporary Hospitality Management. v. 18, n. 6, 2006.

KURATKO, D.; HODGETTS, R. Entrepreneurship: a contemporary approach. New York: Dryden Press. 1998.

LOVELOCK, C.; Services Marketing, Prentice-Hall, New York. 1991.

LYNCH, P. Host attitudes towards guests in the homestay sector. Tourism and Hospitality Research, vol. 1, n. 2, 1999, p. 119-144.

MELLO; Andreza Sampaio de; PIMENTEL; Mariana Pereira Chaves . O Desenvolvimento de Competências no Setor Hoteleiro Capixaba. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 34, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010.

MITRA, J.; MATLAY, H. Towards the New Millennium: the growth potential of innovative SMEs, paper presented at ICSB World Conference, Brisbane, 2000.

MORRISON, A. A Contextualization of Entrepreneurship. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 12, n. 4, p. 192-209, 2006.

MORRISON, A. Small Firm Statistics: A Hotel Sector Focus. The Service Industries Journal, v. 18, n. 1, pp. 132-142. 1998.

MORRISON, Alison; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Small Firms Performance in the Context of Agent and Structure: a Cross Cultural Comparison in the Tourism Accomodation Sector. In: THOMAS, Rhodri (Ed.). Small Firms in Tourism: International Perspectives, Oxford: Elsevier, 2004.

MOTA, Keila Cristina Nicolau. 2000. Pequena e média hotelaria de Fortaleza: estratégias promocionais. Turismo em Análise, vol. 11, n. 1, maio.

NEUMAN, L. W. Social Research Methods: Qualitative and Quantitative Approaches. Boston: Allyn & Bacon, 1997.

OGDERS, P. ‘Management Development Needs of Individual Owner Managers of SMEs in the Hospitality Sector’, conference proceedings, 7th Annual Hospitality Research Conference, Glasgow Caledonian University, Glasgow, 1998.

PETERS, Mike; FREHSE Joerg; BUHALIS Dimitrios. The importance of lifestyle entrepreneurship: A conceptual study of the tourism industry. PASOS. Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 7, n. 3, 2009.

RATTNER, H et al. Pequena Empresa O Comportamento Empresarial na Acumulação e na Luta pela Sobrevivência, Brasília: Editora Brasiliense/ CNPq, 1985.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO Carlos Fernandez, LUCIO, Pilar Batsita. Metodologia de pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGrawHill, 2006.

SAUNDERS, M.; LEWIS, P.; THORNILL, A. Research Methods for Business Students. 2. ed. Harlow, England: Pearson Education, 2000.

SCASE, R.; GOFFEE, R. The Real World of the Small Business Owner. London: Routledge, 1984.

SEBRAE. Disponível em Acesso em 07/08/2008.

SHAW, E.; CONWAY, S. Networking and the small firm. In Carter, S.; Jones-Evans, D. (Eds.) Enterprise and Small Business, Harlow: Financial Times/Prentice Hall. 2000

SHAW, G.; WILLIAMS. From Lifestyle Consumption to Lifestyle Production: Changing Patters of Tourism Entrepreneurship. in R. Thomas (Ed.) Small Firms in Tourism: international Perspectives, London: Elsevier, 2004.

SHERWOOD, A. M.; PARROTT, N.; JENKINS, T.; GILLMOR, D.; GAFFEY, S.; CAWLEY, M. Craft Producers on the Celtic Fringe: Marginal Lifestyles in Marginal Regions? paper presented at 15th International Society for the Study of Marginal Regions Seminar, Newfoundland, 2000.

SOLOMON, S. A pequena empresa nos Estados Unidos e no mundo. São Paulo: Ed. Nórdica, 1989.

SOUZA, Maria Carolina de Azevedo Ferreira; MAZZALI, Leonel. Conceito e espeaço da pequena empresa na estrutura industrial: heterogeneidade e formas de inserção. Gestão & Produção, v. 15, n. 3, p. 591-603, set-dez . 2008.

STOREY, D. Understanding the Small Business Sector, Routledge, London, 1994.

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Competências e Aprendizagem de Empreendedores/Gestores de Pequenas Empresas no Setor Hoteleiro. Turismo em Análise, vol. 22, n. 1, 2011.

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Diagnostico de Pequenos Negócios Hoteleiros em Sergipe. In: Análises Regionais e Globais do turismo Brasileiro. Ed. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi. São Paulo: Roca, 2005.

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Gestão de Marketing em Pequenos Empreendimentos Hoteleiros. Turismo em Análise, v. 15, n. 1, 2004.

TEIXEIRA, Rivanda Meira. Gestão de Pessoas em Empresas Turísticas de Pequeno Porte: o Caso do Setor Hoteleiro. Turismo em Análise, v. 17, número especial, jan. 2006. p. 91-115.

TEIXEIRA, Rivanda Meira; MORRISON, Alison. Desenvolvimento de Empresários em Empresas de Pequeno Porte do setor Hoteleiro. Revista de Administração Contemporânea, vol. 8, n. 1, jan/mar, p. 105-128, 2004.