Retail store image: a comparison among theoretical and empirical dimensions in a Brazilian study Outros Idiomas

ID:
776
Resumo:
O ponto de venda pode ser o elemento principal para o sucesso, sendo a vantagem competitiva de uma empresa varejista. Um importante elemento para a estratégia varejista é a imagem da loja; a soma total das percepções dos clientes com relação à loja. O presente artigo compara as dimensões teóricas e empíricas da imagem de loja varejista em um estudo brasileiro. O tipo de pesquisa usado foi o estudo quantitativo, e os dados coletados foram analisados pela técnica de análise fatorial, de forma a identificar os fatores subjacentes da imagem de loja. Em conclusão, foi observado que a forma pela qual os respondentes avaliaram a imagem de um dado supermercado no Brasil é mais simples do que aquela prevista na teoria, com nove fatores representando as seguintes dimensões de imagem de loja: qualidade, preço, serviço pós-venda, propaganda, clientela, sortimento, conveniência, atmosfera e serviços. Uma importante contribuição prática do presente estudo refere-se ao desenvolvimento de uma escala mais simples, que pode ser utilizada pelos varejistas em uma forma viável para obter os dados sobre sua imagem percebida.
Citação ABNT:
GIRALDI, J. M. E.; SPINELLI, P. B.; CAMPOMAR, M. C. Retail store image: a comparison among theoretical and empirical dimensions in a Brazilian study. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v. 6, n. 1, p. 123-137, 2008.
Citação APA:
Giraldi, J. M. E., Spinelli, P. B., & Campomar, M. C. (2008). Retail store image: a comparison among theoretical and empirical dimensions in a Brazilian study. GESTÃO.Org - Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, 6(1), 123-137.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/776/retail-store-image--a-comparison-among-theoretical-and-empirical-dimensions-in-a-brazilian-study/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês