Comportamento empreendedor: estudo bibliométrico da produção nacional e a influência de referencial teórico internacional Outros Idiomas

ID:
7827
Resumo:
Tem sido possível perceber a significativa contribuição dos empreendedores para economia, haja vista sua capacidade de criar empregos, disponibilizar novos produtos, assim como estabelecer redes de pequenos negócios. Isso pode ser verificado na importância dada ao estudo em empreendedorismo no mundio contemporâneo. Nesse sentido, o estudo do comportamento empreendedor vem ganhando destaque, visto que tem havido cada vez mais interesse pelo empreendedorismo, refletido no número crescente de publicações sobre o tema. Com esse norte, o presente artigo tem como objetivo desenvolver um estudo bilbiométrico no qual se consideram tanto os artigos publicados no EnANPAD, sobre o comportamento empreendedor, no período compreendido entre 2004 e 2008, quanto a influência da podução internacional nos estudos nacionais acerca da temática. Busca-se fazer uma revisão do tema com o intuito de apresentar um mapa teórico dos caminhos pelos quais os pesquisadores brasileiros vêm seguindo na busca pelo entendimento do tema, assim como identificar uma possível influência das publicações internacionais na produção nacional sobre a temática. Como marco teórico, pode-se destacar Dornelas (2001), Gimenez et al. (2008), Schumpeter (1982), McClelland (1972) e Filion (1999). Os resultados apontaram para uma predominância da abordagem do assunto a partir das características dos comportamentais do empreendedor. Além disso, a maioria dos autores é oriunda de instituições do sul e sudeste do Brasil, e a metodologia mais totalizada pelos mesmos no desenvolvimento dos trabalhos foi de natureza teórico-empírico. Significativa foi também a constatação da influência da produção bibliográfica internacional, uma vez que tanto os principais autores (exceto Fernando Dolabela) como as referências (59,0%) são internacionais.
Citação ABNT:
BRANCHER, I. B.; OLIVEIRA, E. M.; RONCON, A. Comportamento empreendedor: estudo bibliométrico da produção nacional e a influência de referencial teórico internacional. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 7, n. 1, p. 166-193, 2012.
Citação APA:
Brancher, I. B., Oliveira, E. M., & Roncon, A. (2012). Comportamento empreendedor: estudo bibliométrico da produção nacional e a influência de referencial teórico internacional. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 7(1), 166-193.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/7827/comportamento-empreendedor--estudo-bibliometrico-da-producao-nacional-e-a-influencia-de-referencial-teorico-internacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, D.R.; BENEVIDES, T. M. Perfil do micro e pequeno empresário que busca desenvolver a cultura empreendedora – o caso de um município baiano. Anais do XXIX ENANPAD, Brasília, 2005.

BJERKE, B. Understanding entrepreneurship a new direction in research? Stockholm, Stockholm University, 2000.

BOULTON, W. R..; CARLAND, J. W.; HOY, F.. Differentiating entrepreneurs from small business owners: a conceptualization. Academy Management Reviews, v. 9, n. 2, 1984.

BRAGA, J. N. P. O Empreendedorismo como instrumento de desenvolvimento. O programa IES/SOFTEX. Salvador, 2003. Dissertação (Mestrado), UFBA.

CALDAS, M. P.; TONELLI, M. J.; LACOMBE, B. M. B. Espelho, espelho meu: meta estudo da produção científica em recursos humanos nos EnANPAD da década de 90. . In: 26 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2002: Salvador) Anais... Salvador ANPAD, 2002.

CARTON, R. B., HOFER, C. W.; MEEKS, M. D. The entrepreneur and entrepreneurship: definition of role in the society. Georgia University. Disponível em: http://sbaer.uca.edu/research/icsb/1998/pdf/32.pdf.

DEGEN, R. J. O empreendedor: fundamentos da iniciativa empresarial. São Paulo:McGraw-Hill, 1989.

DORNELAS, J. C de A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

FILION. L. J.; DOLABELA, F.; E SEUS COLABORADORES. BOA IDÉIA! E AGORA: PLANO DE NEGÓCIO, O CAMINHO SEGURO PARA CRIAR E GERENCIAR SUA EMPRESA. SÃO PAULO: CULTURA EDITORES ASSOCIADOS, 2000.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração, abr.-jun. 1999.

GEM Global Entrepreneurship Monitor. 2012 Disponível em: http://www.gemconsortium.org/ Acesso: 22 fev. 2012.

GIMENEZ, F. A. P., FERREIRA, J. M., RAMOS, S. C.. Configuração Empreendedora ou Configurações Empreendedoras? Indo um pouco além de Mintzberg. In: 32 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2008: Rio de Janeiro) Anais... Rio de Janeiro) ANPAD, 2008.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2004.

McCLELLAND, D. Business Drive and National Achievement. Harvard Business Review, jul.-aug., 1962.

MELO. P. L. de R.; ANDREASSI, T. Publicação Científica Nacional e Internacional sobre Franchising: Levantamento e Análise do Período 1998 – 2007. In: 32 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2008: Rio de Janeiro) Anais... Rio de Janeiro ANPAD, 2008.

NASCIMENTO JR., O. R.. Potencial empreendedor do empresário alagoano: proposição e validação de um instrumento. Qualificação de Mestrado. Mestrado de Administração. Maceió, março de 2005.

PAIVA JR., F. G.. CORDEIRO, A. T. Empreendedorismo e o espírito empreendedor: uma análise da evolução dos estudos na produção acadêmica brasileira. In: Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pó-Graduação em Administração, Salvador. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro: ANPAD, 2002. 1 CD-ROM.

RODRIGUES, P. H. M.; VIEIRA, F. R. C. A Mediação Sociocultural na Ação Empreendedora: Por um Plano de Vida que Anteceda o Plano de Negócios. In: 28 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2004: Curitiba) Anais... Curitiba ANPAD, 2004.

SCHUMPETER, J. A. . A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril cultural, 1982.

SEIFFERT, P. Q. Empreendendo novos negócios em corporações: estratégias, processo e melhores práticas. São Paulo: Atlas, 2008.

TONELLI, M. J.; CALDAS, M. P..; LACOMBE, B. M. B.; TINOCO, T. Produção acadêmica em recursos humanos no Brasil: 1991-2000. RAE, v. 43, n. 1, pp.104-22, 2003.

VIEIRA, V. A. Meta-Análise do Modelo Teórico “E-O-R” de Mehrabian e Russell (1974). In: 32 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2008: Rio de Janeiro) Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.

VILLARDI, B. Q., NOGUEIRA, H. G. P.. Integração de Conhecimento Moderno e Pós-Moderno em Marketing? Uma Análise Meta-Teórica do conhecimento desenvolvido sobre o Consumo, o Consumidor e seus Métodos de Pesquisa. In: 32 ENCONTRO ANUAL DO EnANPAD (2008: Rio de Janeiro) Anais... Rio de Janeiro ANPAD, 2008.