Redes de coautorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento Outros Idiomas

ID:
7859
Resumo:
Este artigo descreve e analisa características e mudanças ocorridas na configuração da rede de coautorias formada por professores de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em Administração no período de 2001 a 2006. O referencial empírico compreendeu 703 professores vinculados a programas nacionais de pós-graduação em Administração. Para a análise das redes sociais e coautorias das publicações, utilizamos os softwares Ucinet 6 e Pajek 1.21. Houve significativo crescimento no número de coautorias de um triênio para o outro (2001-2003 e 2004-2006). O aumento na interação entre pesquisadores pode ter ocorrido em razão de mudanças nos critérios de avaliação da Capes, formação de novos grupos de pesquisa e/ou amadurecimento dos já existentes, busca por maior qualidade das pesquisas, elevação do grau de especialização no campo científico, metodologia predominante nas disciplinas, entre outros fatores. Os resultados sugerem que a área está aquiescendo às exigências dos órgãos oficiais de credenciamento da pós-graduação.
Citação ABNT:
MELLO, C. M.; CRUBELLATE, J. M.; ROSSONI, L. Redes de coautorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento. Revista de Administração Mackenzie, v. 10, n. 5, p. 130-153, 2009.
Citação APA:
Mello, C. M., Crubellate, J. M., & Rossoni, L. (2009). Redes de coautorias entre docentes de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em administração: aspectos estruturais e dinâmica de relacionamento. Revista de Administração Mackenzie, 10(5), 130-153.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/7859/redes-de-coautorias-entre-docentes-de-programas-brasileiros-de-pos-graduacao--stricto-sensu--em-administracao--aspectos-estruturais-e-dinamica-de-relacionamento/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português