Proposta de pesquisa em contabilidade: considerações sobre a Teoria da Contingência Outros Idiomas

ID:
8
Resumo:
Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a possibilidade da Teoria da Contingência ser utilizada para pesquisar a estrutura de gestão dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior Privada. Foi resgatada historicamente esta teoria descrevendo as principais contribuições que os diversos pesquisadores deixaram ao longo dos últimos 50 anos. Com destaque ao trabalho desenvolvido por Burns e Stalker (1966), que contribuiu com a definição das estruturas organizacionais mecânicas e/ou orgânicas. De forma exitosa conseguiu-se explorar e identificar contribuições desta teoria para construir uma estrutura de pesquisa na área de gestão destes cursos; utilizando a variável contingente ‘Ambiente’ e quatro fatores de medição desta variável construiu-se uma proposta de questões, proposições, variáveis e fatores de contingência para serem estudados em múltiplos estudos de caso no Brasil e também em outros Países.
Citação ABNT:
FAGUNDES, J. A.; SOLER, C. C.; FELIU, V. R.; LAVARDA, C. E. F.; LAVARDA, C. E. F. Proposta de pesquisa em contabilidade: considerações sobre a Teoria da Contingência. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 13, n. 2, art. 3, p. 1-13, 2008.
Citação APA:
Fagundes, J. A., Soler, C. C., Feliu, V. R., Lavarda, C. E. F., & Lavarda, C. E. F. (2008). Proposta de pesquisa em contabilidade: considerações sobre a Teoria da Contingência. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, 13(2), 1-13.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/8/proposta-de-pesquisa-em-contabilidade--consideracoes-sobre-a-teoria-da-contingencia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português