Governança: uma investigação da produção científica brasileira no período de 2000 a 2009 Outros Idiomas

ID:
8339
Resumo:
A presente pesquisa está calcada na problemática relacionada à identificação do perfil das produções científicas com o tema Governança nos artigos apresentados nos principais congressos brasileiros da área de Contabilidade. Nesse contexto, esse estudo bibliométrico de natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, tem como objetivo geral explorar as produções científicas que tratam a respeito de Governança nos principais congressos brasileiros, disponíveis em modo eletrônico, no período entre 2000 a 2009. Com base na análise dos dados coletados tem-se como resultado que os autores mais prolíficos são Oliveira, com 5 artigos, seguido de Beuren e Rogers com 4 artigos; e que o centro de estudos de destaque é o da Universidade de São Paulo (USP), seguido pela   Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  Após análise crítica da leitura na íntegra dos 60 artigos encontrados, foi constatado que os temas mais discutidos são sobre Governança relacionada ao desempenho e Governança relacionada ao comportamento das ações, com 9 artigos cada, seguidos de Governança relacionada à informação contábil e, em terceiro lugar, Governança relacionada com conflito de interesses com 5 e 4 artigos, respectivamente.
Citação ABNT:
DUARTE, E.; CARDOZO, M. A.; VICENTE, E. F. R. Governança: uma investigação da produção científica brasileira no período de 2000 a 2009. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 15, n. 1, p. 115-127, 2012.
Citação APA:
Duarte, E., Cardozo, M. A., & Vicente, E. F. R. (2012). Governança: uma investigação da produção científica brasileira no período de 2000 a 2009. Contabilidade, Gestão e Governança, 15(1), 115-127.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/8339/governanca--uma-investigacao-da-producao-cientifica-brasileira-no-periodo-de-2000-a-2009/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Almeida, F. A. S. de.; Kruglianskas, I.; Santos, S. A. dos S.; & Guimarães, A. T. R. (2008). A Governança Corporativa em Empresa Pública e a Visão de suas Práticas pelos Stakeholders. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Almeida, M. A.; & Santos, J. F. dos. (2008). O Efeito das Dimensões de Governança Corporativa Sobre o Payout das Empresas Não Financeiras Brasileiras. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Almeida, M. A.; Santos, J. F. dos.; Ferreira, L. F. V. de M.; Torres, F. J. V.; & Silva, E. dos S. (2009). Determinantes da Qualidade das Práticas de Governança Corporativa: um Estudo nas Empresas de Capital Aberto não Listadas em Bolsa. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.

Antunes, G. A.; & Costa, F. M. da. (2007). Governança e Qualidade da Informação Contábil: Uma investigação utilizando empresas brasileiras que aderiram ou não aos níveis diferenciados de Governança da BOVESPA. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Antunes, G. A.; & Mendonça, M. M. de. (2008). Impacto da adesão aos níveis de Governança da BOVESPA na qualidade da informação contábil: uma investigação acerca da oportunidade, relevância e do conservadorismo contábil utilizando dados em painel. Anais do Congresso AnpCONT. Salvador, BA, Brasil, 2.

Batistella, F. D.; Corrar, L. J.; Bergmann, D. R.; & Aguiar, A. B. de. (2004). Retornos de Ações e Governança Corporativa: Um Estudo de Eventos. Anais do Congresso USP. São Paulo, SP, Brasil, 4.

Bertucci, J. L. de O.; Pimentel, T. D.; & Campos, E. A. da S. (2008). Governança em Empresas Familiares: Um Estudo Sobre o Desenvolvimento Não Harmônico do Eixo Propriedade-Empresa-Família. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Beuren, I. M.; et. al. (organizadora e colaboradora). (2009). Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Prática. 3 ed. (4ª. reimpr.). São Paulo: Atlas.

Bianchi, M.; Silva, C V da.; & Gelatti, R. (2009). A Evolução e o Perfil da Governança Corporativa no Brasil: um levantamento da produção científica do ENANPAD entre 1999-2008. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.

Bianchi, M.; Wachholz, C.; & Moreira, L. J. (2007). O Impacto da Prática da Governança Corporativa na Eficácia Organizacional: O Caso do Banco Bradesco S/A. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Camargos, A de C.; & Barbosa, F. V. (2006). Evidência Empírica do Impacto da Adesão aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre o Comportamento das Ações na Bovespa. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Camargos, A de C.; & Helal, D. H. (2007). Remuneração Executiva, Desempenho Econômico-Financeiro e a Estrutura de Governança Corporativa de Empresas Brasileiras. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Cardoso, R. L.; Aquino, A. C. B. de; Almeida, J E F da; & Neves, A. J B das. (2006). Acumulações Discricionárias, Liquidez e Governança Corporativa Divulgada no Brasil. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Comissão de Valores Mobiliários (2002). Cartilha de recomendações sobre governança corporativa. 11 jun. Recuperado em 17 setembro, 2010, de: www.cvm.gov.br.

Escuder, S. A. L.; & Tinoco, J. E. P. (2008). O Conselho Fiscal e a Governança Corporativa: Transparência e Gestão de Conflitos. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 8.

Gallon, A. V.; & Beuren I. M. (2006). Análise da Relação entre Evidenciação nos Relatórios da Administração e o Nível de Governança das Empresas na Bovespa. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Gil, A. C. (2002). Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas.

Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (2009). Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa. 4. ed. IBGC: São Paulo.

Kitagawa, C. H.; & Ribeiro, M de S. (2006). Estudo comparativo das práticas de Governança Corporativa recomendados pela OECD para a América Latina às empresas listadas nos segmentos especiais da Bovespa - Níveis 1, 2 e Novo Mercado. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São , SP, Brasil, 6.

Kitagawa, C. H.; & Ribeiro, M de S. (2007). Governança Corporativa na América Latina: A Relevância dos Princípios da OCDE na Integridade dos Conselhos e Autonomia dos Conselheiros. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Klann, R.C.; Beuren, I. M.; & Hein, N. (2008). Impacto das Diferenças entre as Normas Contábeis Brasileiras e Americanas nos Indicadores de Desempenho de Empresas Brasileiras Participantes da Governança Corporativa. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Lélis. D. L. M.; & Mario, P. C. (2009). Auditoria Interna com Foco em Governança, Gestão de Riscos e Controle Interno: Análise da Auditoria Interna de uma Empresa do Setor Energético. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 9.

Lima, R A de; Teixeira, A. C. C.; Lopes, A. B.; & Teixeira, A. J. C. (2007). O Bid-Ask Spread e a Governança Certificada: Uma Investigação no Mercado de Capitais Brasileiro em 2006. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Lunardi, G. L.; Becker, J. L.; & Maçada, A. C. G. (2009). Impacto da Adoção de Mecanismos de Governança de TI no desempenho da Gestão da TI: uma análise baseada na percepção dos executivos. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.

Macedo, F de Q.; Mello, G R de.; & Tavares Filho, F. (2006) Adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bovespa e a Percepção de Risco das Ações pelo Mercado. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 6.

Macedo, M A da S.; & Corrar, L. J. (2009). Análise Comparativa do Desempenho Contábil-Financeiro de Empresas com Boas Práticas de Governança Corporativa no Brasil. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, 33.

Macedo, M A da S.; & Siqueira, B de S. (2006). Estudo da Governança Corporativa no Brasil através de uma Análise Comparativa do IGC e do IBOVESPA no período de 2002 a 2005. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, 6.

Martins, H. C.; Hildebrand, D. F. N.; & Ziviani, F. (2008). Governança Corporativa: um Estudo da Produção Científica da ANPAD no Período de 2000 a 2007. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Martins, V. A.; Silva, R. L. M.; & Nardi, P. C. C. (2006). Governança Corporativa e Liquidez das Ações. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Michalischen, F.; & Paiva, E. V. dos S. (2009). Evidências da Migração de Empresas de Capital Aberto para os Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da Bovespa: Um estudo de evento. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.

Nardi, P. C. C.; & Nakao, S. H. (2006). Impacto da Entrada nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa sobre a Imagem Institucional da Empresa. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 6.

Nardi, P. C. C.; Silva, L M da.; Ribeiro, E. M. S.; & Nakao, S. H. (2007). Mecanismos de Governança Corporativa e a Relação com o Valor de Mercado e Desempenho das Empresas Brasileiras. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Nascimento, A. M. & Bianchi, M. (2005). Um estudo sobre o papel da Controladoria no Processo de Redução de Conflitos de Agência e de Governança Corporativa. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 5.

Nascimento, A. M.; Reginato, L.; & Veiga, L R da. (2007). A atuação da Controladoria em um ambiente envolvendo os modelos de governança corporativa alemão e latino-europeu. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 7.

Neves, A J B das.; Silva, V G e.; Almeida, J E F de.; & Goldner, F. (2007). A Relação entre Performance e as Estruturas de Governança Corporativa das Firmas listadas na Bovespa: Estudo Empírico Baseado no Posicionamento Estratégico. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Oliveira, M. C.; & Linhares, J e S. (2006). A implantação de controle interno adequado às exigências da Lei Sarbanes-Oxley em empresa Brasileiras – um estudo de caso. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.- São Paulo, SP, Brasil, 6.

Oliveira, M. C.; Ribeiro, M. S.; Sampaio, M. S. A.; & Carvalho, F. A. (2004). Os efeitos da adoção dos conceitos e das práticas de Governança Corportativa na Transparência das Informações Evidenciadas por Empresas Brasileiras do Setor de Papel e Celulose. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 4.

Pinto, G M V de S.; Funchal, B.; & Costa, F. M. da. (2009). Governança Corporativa e o Desempenho das Cooperativas de Crédito do Brasil. Anais do Congresso AnpCont. Natal, RN, Brasil, 4.

Rabelo, S. S. T.; Rogers, Pablo.; Ribeiro, K C de S.; & Mendes-da-Silva, W. (2007). Performance das Melhores Práticas de Governança Corporativa no Brasil: Um Estudo de Carteiras. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.

Ramos, G. M.; & Martinez, A. L. (2006). Governança Corporativa e Gerenciamento de Resultados Contábeis. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Rezende, A. J.; Facure, C. E. F.; & Dalmácio, F. Z. (2009). Práticas de Governança Corporativa em Organizações Sem Fins Lucrativos. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 9.

Richardson, R. J. et. al. (organizador). (2009). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3ª ed. (10ª. reimpr.). São Paulo: Atlas.

Rogers, P.; Machado Filho, C. A. P.; & Securato, J. R. (2008). Governança Corporativa, Risco Operacional e Comportamento e Estrutura a Termo da Volatilidade no Mercado de Capitais Brasileiro. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Rogers, P.; Ribeiro, K C de S.; & Securato, J. R. (2006). Governança Corporativa, Mercado de Capitais e Crescimento Econômico no Brasil. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Salvador, BA, Brasil, 30.

Santos, A. P. dos. (2008). Governança Corporativa e Desempenho em Instituições Privadas de Ensino Superior – um estudo de caso em Minas Gerais. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 32.

Santos, E J dos.; Santos, S de S. L.; Lemes, S.; & Rogers, P. (2006). Governança Corporativa e Políticas Públicas: Um Estudo Empírico da Reforma à Lei 6.404/76. Anais do Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo, SP, Brasil, 6.

Silva, E dos S.; Santos, J. F.; Torres, F. J. V.; & Ferreira, L. F. V. M. (2009). Os efeitos da Governança Corporativa sobre o ratings de crédito das Debêntures emitidas por empresas listadas nos níveis diferenciados de Governança da Bovespa. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.

Torres, D.; Bruni, A. L.; Rivera-Castro, M. A.; & Martinez, A. L. (2009). Estrutura de Propriedade e Controle, Governança Corporativa e o Alisamento de Resultados no Brasil. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – EnANPAD. São Paulo, SP, Brasil, 33.