A influência da cultura nacional na cultura organizacional: estudo de caso de aquisição no setor de biotecnologia Outros Idiomas

ID:
836
Resumo:
Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso descritivo, realizado com o propósito de compreender a influência da cultura nacional, no ambiente organizacional, sete anos após o processo de aquisição de uma empresa brasileira do ramo farmacêutico por uma multinacional dinamarquesa. Principal norteador deste trabalho, Hofstede (2003) construiu um modelo teórico que permitiu aos pesquisadores refletirem sobre as influências de uma dada sociedade no contexto das organizações. Teoricamente, este estudo constatou que as duas nações estudadas, Dinamarca e Brasil, estão em lados opostos na escala de Hofstede. Após compreender o espaço de cada uma dessas nações no que concerne às cinco dimensões traçadas por esse pesquisador tornou-se possível investigar na prática o que imperava na organização adquirida: se as dimensões da cultura brasileira e ou da cultura escandinava. Tal investigação foi conduzida a partir da aplicação de 167 questionários aos atuais trabalhadores da multinacional. Com vistas a aprofundar a leitura desse ambiente organizacional foi feita também uma série de entrevistas semiestruturadas, com ex-trabalhadores da empresa nacional e com os atuais gestores da multinacional. O resultado revelou uma expressiva influência da cultura brasileira neste ambiente administrativo, apesar do alto nível de normatização e socialização dos princípios de gestão da empresa escandinava.
Citação ABNT:
SILVEIRA, L. F.; GARCIA, F. C. A influência da cultura nacional na cultura organizacional: estudo de caso de aquisição no setor de biotecnologia. Revista Gestão & Planejamento, v. 11, n. 1, art. 2, p. 24-43, 2010.
Citação APA:
Silveira, L. F., & Garcia, F. C. (2010). A influência da cultura nacional na cultura organizacional: estudo de caso de aquisição no setor de biotecnologia. Revista Gestão & Planejamento, 11(1), 24-43.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/836/a-influencia-da-cultura-nacional-na-cultura-organizacional--estudo-de-caso-de-aquisicao-no-setor-de-biotecnologia/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
AIDAR, Marcelo Marinho. Coalizão Cultural: Um Estudo de caso de uma empresa Escandinava no Brasil. São Paulo, 1992.196 p. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresa) ‒ Escola de Administração de Empresas Fundação Getúlio Vargas, São Paulo. 1992

ALVESSON, Mats. Organization Theory and Techonocratic Consciousness: Rationality, Ideology and Quality Work. New York, Walter de Gruyter, 1987.

BARROS, Betânia Tanure et al. Criando valor com aquisições: por que comprar?Como integrar?O caso do Banco Itaú. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, 27.; 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2003.

BARROS, Betânia Tanure. (org). Fusões e aquisições no Brasil: entendendo as razões de sucessos e fracassos. São Paulo: Atlas, 2003.

BARROS, Betânia Tanure. (Org.). Fusões, aquisições e parcerias. São Paulo: Atlas, 2001.

BARROS, Betânia Tanure; CANÇADO, V. L. Aquisições: um perfil das operações no Brasil. In: IBEROAMERICAN ACADEMY OF MANAGEMENT INTERNATIONAL: INTERNATIONAL CONFERENCE, 2003, São Paulo. Anais... São Paulo, 2003.

COLETA, José Augusto Dela; COLETA, Marília Ferreira Dela. Escalas para medida de fatores da cultura organizacional de instituições de Educação Superior. Revista de Avaliação Psicológica, v. 4, n. 2, p. 155-164, 2005.

DUPAS, Gilberto. O Brasil, suas empresas e os desafios da Competição Global. In: BARROS, Betânia Tanure (Org). Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, 2001.

FREITAS, Maria Ester de. Cultura Organizacional: Grandes Temas e debate. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 31, n. 3, p 73-82, jul./set.1991.

HOFSTEDE, Geert. Cultura e Organizações: compreender a nossa programação mental. trad. António Fidalgo. 1a ed. Lisboa: Sílabo, 2003..

KLUCKOHN e Strodtberk. Variations in Value Orientations. New York, HarperCollins, 1961.

KPMG CORPORATE FINANCE. Fusões e aquisições: transações realizadas no Brasil 1994-2001. São Paulo, KPMG, 2001.

McCLELLAND, David. A Sociedade Competitiva. Rio de Janeiro, Expressão e Cultura, 1972.

MOTTA, Fernando Prestes. Organizações e sociedade: a cultura brasileira. O&S, v. 10, n. 26, jan/abr. 2003.

NADLER, David A.; LIMPERT, Terry M. Administração da dinâmica das aquisições: como passar com sucesso d decisão à integração. In: NADLER, David A. et al. Arquitetura Organizacional: a chave para a mudança empresarial. Rio de Janeiro: Editora Campus. 1994.

NOVO NORDISK-NOVO NORDISK BRASIL. Introdução. Disponível em: Acesso em: fev 2009.

PARDINI, Daniel Jardim. A transformação cultural no processo de aquisição de empresas relacionadas do setor siderúrgico.2004.Tese (Doutorado em Administração) Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Belo Horizonte.

ROSSETI, José Paschoal, 2001. Fusões e aquisições no Brasil: as Razões e os Impactos. In: BARROS, Tanure (Org). Fusões, Aquisições e Parcerias. São Paulo: Atlas, cap. 3.

SAYÃO, A. C. M.; TANURE, B.; DUARTE, R. G. Mudanças na cultura pós-aquisição: o caso da empresa alfa. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 30.; 2006, Salvador. Anais... Salvador: EnANPAD, 2006. p. 1-16.

SMIRCICH, L. Concepts of culture and organizational analysis. Administrative Science Quarteley, v. 28, n. 3, p. 339-358, 1983

TANURE, Betânia. Fusões e aquisições no Brasil: entendendo as razões dos sucessos e fracassos. 2 ed. São Paulo: Atlas,2006.

TANURE, Betânia. Gestão a Brasileira: Somos ou Não Diferentes? Uma comparação entre América Latina, Estados Unidos, Europa e Ásia. São Paulo: Atlas, 2005.142p.

TANURE, Betânia; CANÇADO, Vera L. Aquisições transnacionais: entendendo os impactos da cultura local. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 19.; 2005. Brasília. Anais... Brasília: EnANPAD,2005b. p. 1-16. 2005.

TANURE, Betânia; CANÇADO, Vera L. Fusões e Aquisições: Aprendendo com a Experiência Brasileira. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 45, n. 2, p 10-22, abr./jun. 2005.

TROMPENAARS, F.; HAMPDEN-TURNER, C. Riding the waves of culture: Understanding cultural diversity in business. London: Nicholas Brealey, 1993.