O impacto da regulação no conservadorismo das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa Outros Idiomas

ID:
8425
Resumo:
Este trabalho investiga se a regulação afeta o nível de conservadorismo contábil no Brasil. Como proxy de regulação, adotou-se a existência de agência nacional reguladora (ANR), legislação específica (LE) ou plano de contas normatizado (PCN). Como proxy de conservadorismo, foram utilizados dois modelos desenvolvidos por Basu (1997). A amostra estudada contemplou as empresas brasileiras de capital aberto, cujos dados estavam disponíveis no Economática® para o período de 1996 a 2006. Os testes realizados envolveram regressões em painel, onde os modelos de Basu (1997) foram rodados com a introdução de uma dummy para captar o impacto da regulação. Os resultados obtidos pelos dois modelos de conservadorismo adaptados às três dummies de regulação não permitem inferir nenhum impacto. Assim, esta pesquisa contribui com a literatura no sentido de não corroborar a hipótese de que a regulação aumenta o conservadorismo. Uma possível explicação para esse cenário é que o Brasil possui outros fatores, tais como ambiente institucional e alta concentração acionária, que podem explicar o nível de conservadorismo. Com isso, o “efeito país” pode ter comprometido o “efeito regulação”. Para testar essa alegação, seria interessante replicar este estudo em outros países code-law e compará-los aos países common law.
Citação ABNT:
COSTA, R. A.; COSTA, F. M.; AMORIM, G.; BAPTISTA, ?. C. S. O impacto da regulação no conservadorismo das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 12, n. 3, p. 28-37, 2009.
Citação APA:
Costa, R. A., Costa, F. M., Amorim, G., & Baptista, ?. C. S. (2009). O impacto da regulação no conservadorismo das empresas brasileiras listadas na BM&F Bovespa. Contabilidade, Gestão e Governança, 12(3), 28-37.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/8425/o-impacto-da-regulacao-no-conservadorismo-das-empresas-brasileiras-listadas-na-bm-f-bovespa/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português