Captação de recursos financeiros em organizações sem fins lucrativos: a utilização de indicadores de gestão para os doadores e beneficiários dos projetos sociais Outros Idiomas

ID:
8457
Periódico:
Resumo:
As organizações sem fins lucrativos encontram dificuldades na captação de recursos financeiros destinados a projetos sociais, já que mais organizações dessa natureza surgem a cada ano e as instituições financiadoras não tendem a surgir na mesma proporção. Dessa forma, é imprescindível a existência de métricas que possam auxiliar os gestores de tais empresas na efetividade da captação dos recursos. O objetivo deste artigo é justamente contribuir para a eficácia dos gestores nesse processo de gestão. Mais especificamente, o artigo propõe uma adaptação do modelo de indicadores de desempenho baseado no marco lógico desenvolvido pela United States Agency for International Development (USAID) e no balanced scorecard (BSC) de Kaplan e Norton, de modo a auxiliar as organizações sem fins lucrativos na captação de recursos. Neste artigo, são construídas quatro proposições sobre indicadores de desempenho. Também são fornecidos dois quadros com indicadores de desempenho para as associações voltadas às crianças e adolescentes, no intuito de traduzir as proposições e resultados da discussão efetuada. Dessa forma, o artigo busca contribuir com novas idéias, especificando melhor os conceitos teóricos desenvolvidos pela USAID e por Kaplan e Norton e fornecendo constructos operacionalizáveis para uma melhor gestão das empresas sociais e sem fins lucrativos.
Citação ABNT:
SANTOS, N. C. D.; SUBLABAN, C. S. Y.; SACOMANO NETO, M.; GIULIANI, A. C.; SPERS, V. R. E. Captação de recursos financeiros em organizações sem fins lucrativos: a utilização de indicadores de gestão para os doadores e beneficiários dos projetos sociais. Revista de Gestão, v. 15, n. especial, p. 75-91, 2008.
Citação APA:
Santos, N. C. D., Sublaban, C. S. Y., Sacomano Neto, M., Giuliani, A. C., & Spers, V. R. E. (2008). Captação de recursos financeiros em organizações sem fins lucrativos: a utilização de indicadores de gestão para os doadores e beneficiários dos projetos sociais. Revista de Gestão, 15(especial), 75-91.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/8457/captacao-de-recursos-financeiros-em-organizacoes-sem-fins-lucrativos--a-utilizacao-de-indicadores-de-gestao-para-os-doadores-e-beneficiarios-dos-projetos-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português