Será uma comunidade de prática? Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem da diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil Outros Idiomas

ID:
8793
Resumo:
A aprendizagem organizacional tem sido reconhecida como uma estratégia crucial para as organizações contemporâneas – públicas e privadas – que buscam realizar suas atividades com eficácia e eficiência. Entre os estudos a respeito de aprendizagem, encontram-se aqueles sobre Comunidade de Prática (CdP), termo introduzido na literatura em 1991 por Lave e Wenger, e cuja origem está na teoria da aprendizagem social. Este estudo tem como objetivo compreender como acontece o processo de aprendizagem da Diretoria de Tecnologia da Informação em uma Universidade Federal da região Norte, analisando se o meio utilizado para aprender apresenta características de uma comunidade de prática, em comparação com outros possíveis arranjos grupais, à luz da definição de Wenger. Para comprovar a existência de uma comunidade de prática, pressupõe-se que ela apresenta as dimensões: engajamento, reflexão e alinhamento. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa de caráter exploratório foi o estudo de caso.
Citação ABNT:
FERREIRA, S. A.; MEDEIROS, A. L. Será uma comunidade de prática? Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem da diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil. Administração Pública e Gestão Social, v. 3, n. 3, p. 279-299, 2011.
Citação APA:
Ferreira, S. A., & Medeiros, A. L. (2011). Será uma comunidade de prática? Um estudo de caso sobre o processo de aprendizagem da diretoria de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil. Administração Pública e Gestão Social, 3(3), 279-299.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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