Produção acadêmica sobre o consumo na base da pirâmide na área de marketing: uma pesquisa bibliométrica Outros Idiomas

ID:
8832
Periódico:
Resumo:
O presente trabalho realiza um levantamento dos trabalhos sobre marketing e o consumo da base da pirâmide nos artigos do EnANPAD e do EMA entre 1997 e 2010. O método utilizado para atingir os objetivos do trabalho é a pesquisa bibliométrica, que tem se apresentado como uma aliada dos pesquisadores, especialmente em se tratando de uma perspectiva de noção da arte do conhecimento em várias áreas do conhecimento. A principal discussão resultante do trabalho está relacionada com a definição de baixa renda. Alguns autores consideram a classe C como sendo da base da pirâmide, já outros consideram apenas as classes D e E. Os trabalhos, embora diversos, dão idéia do quão pouco explorado é o tema dentro da academia de marketing no Brasil. Todavia, isto é reflexo de um novo nicho de mercado e de um novo nicho de publicação na área. Embora tardio, o assunto é realidade no Brasil e apresenta muitos desafios a serem vencidos. Nessa perspectiva, o estudo pode contribuir para a reflexão sobre a necessidade de se incentivar a pesquisa e a publicação nessa vertente. Pesquisas mais aprofundadas e uma quantidade maior de trabalhos devem ser realizados para que a consolidação dos estudos sobre o tema avance na área de marketing.
Citação ABNT:
NOGAMI, V. K. C.; PACAGNAN, M. N. Produção acadêmica sobre o consumo na base da pirâmide na área de marketing: uma pesquisa bibliométrica. Revista ADM.MADE, v. 15, n. 3, p. 100-122, 2011.
Citação APA:
Nogami, V. K. C., & Pacagnan, M. N. (2011). Produção acadêmica sobre o consumo na base da pirâmide na área de marketing: uma pesquisa bibliométrica. Revista ADM.MADE, 15(3), 100-122.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
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