Título Inglês:
Environmental education for quality of urban life
Resumo:
Esta pesquisa foi motivada pela relevância da indústria da construção civil no processo de formação do espaço urbano e de sua melhoria quanto à qualidade ambiental. Seu objetivo geral foi conhecer a associação de idéias sobre meio ambiente dos engenheiros civis e suas práticas de gestão ambiental. Os objetivos específicos foram a caracterização das representações sociais de meio ambiente desses engenheiros civis e de suas práticas de controle e prevenção de impactos ambientais. A metodologia empregada foi qualitativa, baseada na teoria das representações sociais e utilizaram-se métodos quantitativos de análise fatorial para sumarização dos dados. Foi empregado questionário semi-estruturado com 93 palavras relacionadas à natureza, das quais se solicitou aos profissionais que selecionassem, segundo suas opiniões, as dez mais relacionadas com a idéia de meio ambiente. Solicitou-se, também, que esses profissionais respondessem a questões sobre suas práticas de gestão ambiental. Como resultados mais relevantes, não se observaram, nos sujeitos da pesquisa, mudanças de valores que conduzam à racionalidade ambiental e a práticas profissionais e empresariais proativas de controle e prevenção de impactos ambientais. O que se apresentou, mais frequentemente, foram ações reativas, visando ao atendimento normativo e às pressões de mercado. Sugere-se que os estudos das representações sociais de meio ambiente podem desvelar a temática focal para o desenvolvimento de programas específicos de Educação Ambiental, direcionados às características e necessidades do público-alvo e, assim, contribuir para ampliação das possibilidades de efetividade, desses programas, quanto à conscientização sobre os impactos ambientais das atividades desse público-alvo e à urgência de preveni-los e controlá-los, originando as necessárias mudanças nas práticas cotidianas e profissionais.
Resumo Inglês:
The relevance of the civil construction industry in the process of the urban space growth and improvement in environmental quality is the motivation for this research. Its main objective was to know civil engineers´ idea association about environment in relation to their environmental management practices. The specific objectives were the characterization of environmental social representation of these engineers and their actual practices related to control and prevention of environmental impacts. The applied methodology was qualitative, based on Social representations theory. Factorial analysis summarizes collected data. A half-structured questionnaire with 93 words related to nature requested the professionals to select the 10 most related to environment according to their opinions. It also requested them to answer practical questions about their environmental practices. The more relevant results had not indicated in these professional any changes of values that led to environmental rationality, or to pro-active professional or entrepreneurial activities for control or prevention of environmental impacts. The most frequent results had been reactive actions, aiming at legal norms attendance and market pressures. The research suggested that Social Representations theory of the environment can disclose the focus for development of specific programs of Ambient Education for these professionals and, thus, contributing to increase the possibilities of effectiveness of these programs in relation to their environmental impacts, emphasizing the needs to prevent and control them.
Citação ABNT:
SOUZA, E. C. B.; OLIVEIRA, F. C.; FERREIRA, L. M. Educação ambiental para a qualidade de vida urbana. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 1, p. 22-37, 2009.
Citação APA:
Souza, E. C. B., Oliveira, F. C., & Ferreira, L. M. (2009). Educação ambiental para a qualidade de vida urbana. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(1), 22-37.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/9181/educacao-ambiental-para-a-qualidade-de-vida-urbana/i/pt-br