Educação ambiental para a qualidade de vida urbana Outros Idiomas

ID:
9181
Resumo:
Esta pesquisa foi motivada pela relevância da indústria da construção civil no processo de formação do espaço urbano e de sua melhoria quanto à qualidade ambiental. Seu objetivo geral foi conhecer a associação de idéias sobre meio ambiente dos engenheiros civis e suas práticas de gestão ambiental. Os objetivos específicos foram a caracterização das representações sociais de meio ambiente desses engenheiros civis e de suas práticas de controle e prevenção de  impactos ambientais. A metodologia empregada foi qualitativa, baseada na teoria das representações sociais e utilizaram-se métodos  quantitativos de análise fatorial para sumarização dos dados. Foi empregado questionário semi-estruturado com 93 palavras relacionadas à natureza, das quais se solicitou aos  profissionais que selecionassem, segundo suas opiniões, as dez mais relacionadas com a idéia de meio ambiente. Solicitou-se, também, que esses profissionais respondessem a questões sobre suas práticas de gestão ambiental. Como resultados mais relevantes, não se observaram, nos sujeitos da pesquisa, mudanças de valores que conduzam à racionalidade ambiental e a práticas profissionais e empresariais proativas de controle e prevenção de impactos ambientais. O que se apresentou, mais frequentemente, foram ações reativas, visando ao atendimento normativo e às pressões de mercado. Sugere-se que os estudos das representações sociais de meio ambiente podem desvelar a temática focal para o desenvolvimento de programas específicos de Educação Ambiental,  direcionados às características e necessidades do público-alvo e, assim, contribuir para ampliação das possibilidades de efetividade, desses programas, quanto à conscientização sobre os impactos ambientais das atividades desse público-alvo e à urgência de preveni-los e controlá-los, originando as necessárias mudanças nas práticas cotidianas e profissionais.
Citação ABNT:
SOUZA, E. C. B.; OLIVEIRA, F. C.; FERREIRA, L. M. Educação ambiental para a qualidade de vida urbana. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 1, p. 22-37, 2009.
Citação APA:
Souza, E. C. B., Oliveira, F. C., & Ferreira, L. M. (2009). Educação ambiental para a qualidade de vida urbana. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 2(1), 22-37.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/9181/educacao-ambiental-para-a-qualidade-de-vida-urbana/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português