Prospecção no setor de defesa no Brasil: o caso do exército brasileiro

ID:
9221
Resumo:
O presente trabalho trata sobre prospecção tecnológica no setor de defesa, no Brasil. O tema aborda o caso da prospecção tecnológica desenvolvida pelo Exército Brasileiro (EB), entre os anos de 2008 a 2012. O objetivo foi levantar os sistemas e materiais necessários ao EB, as tecnologias necessárias para viabilizar sua obtenção, e os cenários da indústria nacional de defesa, em 2030. O método de pesquisa se deu em duas grandes fases, uma teórica para a definição da metodologia de prospecção, e outra empírica, para o trabalho de campo. A fase empírica foi realizada via Internet, com a consulta a cerca de 2000 respondentes, das mais diversas áreas da sociedade. O resultado da pesquisa foi um conjunto de sistemas, materiais e tecnologias, bem como um grupo de tabelas com as probabilidades, impactos, prazos, relevância e riscos dos cenários da indústria nacional de defesa em 2030. De posse dessas informações, será possível ao EB elaborar estratégias para transformar-se em uma nova Força Armada, o EB 2030.
Palavras-chave:
Estudos do futuro, Prospecção tecnológica, Setor de defesa
Citação ABNT:
FREITAS, J. E.; OLIVEIRA, L. G. Prospecção no setor de defesa no Brasil: o caso do exército brasileiro. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 4, n. 2, p. 72-101, 2012.
Citação APA:
Freitas, J. E., & Oliveira, L. G. (2012). Prospecção no setor de defesa no Brasil: o caso do exército brasileiro. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 4(2), 72-101.
Volume:
4
Número:
2
Ano:
2012
Página inicial:
72
Página final:
101
Quantidade de Páginas:
30
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/9221/prospeccao-no-setor-de-defesa-no-brasil--o-caso-do-exercito-brasileiro/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Visualizações:
324
Downloads:
49