Resumo:
Este artigo analisa as singularidades de comportamento de usuários de internet no Brasil, como o alto engajamento em redes sociais, liderança na penetração mundial da categoria de blogs, entre outros fenômenos. Analisa, também, como a entrada de consumidores jovens das classes sociais da base da pirâmide amplifica este processo e altera fundamentalmente os canais de acesso online, origem, descoberta, relevância e produção de conteúdo e como essas mudanças alteram a relevância de categorias e serviços online no Brasil.
Resumo Inglês:
This article examines the unique behavior characteristics of internet users in Brazil, such as high engagement in social networks, the world’s largest blogging category penetration among internet users as well as other phenomena and analyzes how the entry of young consumers from the base of the pyramid leverage these particularities and changes fundamentally the internet access points, content origin, discovery, relevance & production and how those changes fundamentally change the relevance of online categories and services in Brazil.
Citação ABNT:
FREITAS, I.; CARVALHO, D. E. O aumento no acesso à internet por jovens da base da pirâmide no Brasil e suas particularidades. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 4, n. 2, p. 132-163, 2012.
Citação APA:
Freitas, I., & Carvalho, D. E. (2012). O aumento no acesso à internet por jovens da base da pirâmide no Brasil e suas particularidades. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 4(2), 132-163.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/9223/o-aumento-no-acesso-a-internet-por-jovens-da-base-da-piramide-no-brasil-e-suas-particularidades/i/pt-br
Referências:
Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel. (2012). Dados de aparelhos disponíveis no mercado brasileiro. Recuperado em 02 de julho de 2012, de http://www.anatel.gov.br.
BBC/Reuters/Media Center Pool. (2005). Trust in Media. n: 10.000.
BBC/Reuters/Media Center. (2005). Confiança na mídia. Recuperado em 02 de julho de 2012, de http://www.globescan.com/news_archives/bbcreut.html.
Comscore (2011). Dados de acesso residência/trabalho de internautas no Brasil & Mundo. Recuperado em 02 de julho de 2012, de http://www.comscore.com.
Dossiê MTV #3, (2004). Recuperado em 05 de Junho de 2012, de http://www.iamar.org.br/site/arquivo/arquivo18092009143854_496.pdf
Fundação Getulio Vargas - FGV. (2012). Renda mensal familiar por classe social. Recuperado em 05 de junho de 2012, de http://cps.fgv.br/node/3999.
Lévy, P. & Lemos, A. (2010). O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus.
Lévy, P. (1999). Cibercultura. São Paulo: 34.
O’Reilly, 2004. Definição da web 2.0. Recuperado em 05 de Junho de 2012 de http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html
Prahalad, C. K. (2009). The fortune at the bottom of the pyramid. Revised and updated 5th anniversary edition eradicating poverty through profits. Kindle.
Ramonet, I. (2012). L’explosion du journalisme, Des médias de masse à l amasse de médias. Paris: Galilée.
Social Bakers (n. d.). Ranking de número de usuários no Facebook por país. Recuperado em 05 de junho de 2012, de http://www.socialbakers.com/facebook-statistics/?ref=article.
Tapscott, Don (2009). Grown Up Digital: How the Net Generation is Changing Your World. Kindle.
TNS Digital Life. (2010). Pesquisa de número de amigos por rede social por país. Recuperado em 05 de junho de 2012, de http://2010.tnsdigitallife.com.