A gestão de pessoas e seus mecanismos de sedução em um processo de aquisição Outros Idiomas

ID:
958
Resumo:
O artigo discute as mudanças na forma de gestão de pessoas, a partir do processo de aquisição de uma empresa
familiar, por uma empresa multinacional e como os trabalhadores remanescentes percebem tais mudanças. É um
estudo de caso com 23 sujeitos: 3 da área de gestão de pessoas e 20 trabalhadores de cargos diversos. A coleta de
dados se deu por meio de entrevistas individuais semi-estruturadas e fontes documentais. Os resultados indicam
que a área de gestão de pessoas, por meio de suas políticas e programas, usa de mecanismos que buscam
amenizar o impacto cultural, tentando normalizar e normatizar comportamentos, numa tentativa de seduzir os
trabalhadores para o projeto da nova empresa. A mudança apresenta-se fortemente marcada pela imposição e
participação nos programas e pelo controle, que na empresa familiar se dava pela imposição concreta das normas
e na multinacional está centrado na adesão e interiorização das novas regras. Os novos modos de trabalhar
demandam um sujeito que necessita mobilizar sua vida pessoal em prol da organização, em busca de uma
educação formal compatível com as exigências da Empresa M, por exemplo. O setor de gestão de pessoas tenta
garantir a adesão e a participação dos colaboradores com o uso de recompensas materiais e simbólicas e por
meio da proximidade controlada das chefias.
Citação ABNT:
HOMEM, I. D.; OLTRAMARI, A. P.; BESSI, V. G. A gestão de pessoas e seus mecanismos de sedução em um processo de aquisição. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 2, art. 3, p. 210-227, 2009.
Citação APA:
Homem, I. D., Oltramari, A. P., & Bessi, V. G. (2009). A gestão de pessoas e seus mecanismos de sedução em um processo de aquisição. Revista de Administração Contemporânea, 13(2), 210-227.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português