Título Inglês:
The social marketing as a promotion tool for philanthropic institution
Resumo:
Este estudo objetiva verificar em que medida o marketing social, através
da utilização das ferramentas mercadológicas, pode agregar valor e
fortalecer a imagem das instituições que investem em ações sociais. Foi
avaliada a percepção que as pessoas têm do Colégio Sete de Setembro,
principal financiador do projeto social CERSPA (Centro Evangélico de
Recuperação Social de Paulo Afonso). O levantamento bibliográfico
exerceu um papel fundamental, uma vez que os conceitos literários
aprendidos serviram de base para a análise da instituição estudada. Foi
escolhida uma amostra não probabilística de 120 clientes. Os resultados
obtidos, através da aplicação de questionário com os clientes do
colégio, mostram que os projetos sociais desenvolvidos não têm o devido
reconhecimento, comprovando, também, que não há o conhecimento da real
ideologia da instituição, que, erroneamente, foi avaliada como uma
empresa privada com fins estritamente econômicos. Por fim, ressalta-se
que a propaganda oral está identificada, na pesquisa, como principal
meio de comunicação presente na organização, o que somente enfatiza a
inexistência da utilização do marketing social para a promoção da
identidade institucional e valorização das ações sociais.
Resumo Inglês:
The actual assignment has the objective of verifying where the social marketing, making use of marketing tools will be able to join value and make the image of institutions that sponsor social activities stronger. The bibliographic study was crucial to the development of this work, once the literary concepts learnt were base for the analysis the institution studied. The results were obtained through questionnaires which were applied to Sete de Setembro School clients, it showed that the institution social projects are not recognised enough, it also displays the not recognition of the Institution ideology. Showing the institution as a private company with economical purposes only. Nevertheless, the personal advertising was identified in this research as the most important mean o communication for the company. This also emphasizes the use of social marketing for promotion of the institution real ideologies and value of social action.
Citação ABNT:
COSTA, M. F.; MATOS, C. R. B. F. O marketing social como uma ferramenta de promoção para instituição filantrópica. Administração Pública e Gestão Social, v. 1, n. 1, p. 67-87, 2009.
Citação APA:
Costa, M. F., & Matos, C. R. B. F. (2009). O marketing social como uma ferramenta de promoção para instituição filantrópica. Administração Pública e Gestão Social, 1(1), 67-87.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/970/o-marketing-social-como-uma-ferramenta-de-promocao-para-instituicao-filantropica/i/pt-br