Balanced Scorecard na administração pública municipal: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Porto Alegre Outros Idiomas

ID:
979
Resumo:
A Administração Pública é caracterizada pela dificuldade em alinhar o processo geral do planejamento estratégico com o Plano Plurianual (PPA) e o Orçamento. Esta pesquisa exploratória analisou o Balanced Scorecard (BSC) como ferramenta de gestão que contribuiu para a elaboração destes na cidade de Porto Alegre no período de 2006-2009 e teve como método o estudo de caso único com objetos incorporados. Os resultados indicam que a adoção do BSC nesta Prefeitura foi proveniente de um processo de elaboração e identificação de ações e programas de governo. Atividades que vinham sendo desenvolvidas em duplicidade ou sobrepostas foram alinhadas, permitindo a elaboração de um orçamento mais realista. O BSC facilita a integração e o alinhamento entre o planejamento e o orçamento da cidade. A adoção de práticas de gestão mais adequadas à realidade pública municipal constitui-se em uma perspectiva relevante para observar a continuidade de um processo de gestão em instituições públicas, aumentar o grau de profissionalização das atividades desenvolvidas e aprimorar a prática de realização dos diagnósticos prévios ao planejamento.
Citação ABNT:
ERIG, R.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V.; RAIMUNDINI, S. L. Balanced Scorecard na administração pública municipal: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Administração Pública e Gestão Social, v. 1, n. 2, p. 151-174, 2009.
Citação APA:
Erig, R., Antunes Júnior, J. A. V., & Raimundini, S. L. (2009). Balanced Scorecard na administração pública municipal: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Administração Pública e Gestão Social, 1(2), 151-174.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/979/balanced-scorecard-na-administracao-publica-municipal--um-estudo-de-caso-na-prefeitura-municipal-de-porto-alegre/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português