A gestão por competências como ferramenta para o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos: case da Universidade Federal do Tocantins Outros Idiomas

ID:
984
Resumo:
Em um contexto de constantes mudanças, o diferencial para o sucesso das organizações está na capacidade de inovar.  Neste cenário, o capital humano tem um papel fundamental, pois é quem pensa e executa as estratégias das organizações. A gestão por competências tem sido apontada como um modelo gerencial alternativo que se propõe a gerenciar as lacunas de competências, reduzindo, assim, a discrepância entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e aquelas já disponíveis no quadro funcional da organização. O setor público também tem procurado acompanhar essa tendência, buscando adotar uma gestão mais estratégica, flexível e empreendedora.  Com o intuito de verificar a aplicação de modernos modelos de gestão, como a gestão por competências, em organizações públicas, é que se desenvolveu esta pesquisa, mediante um estudo de caso na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dos dados coletados desse estudo de caso, pode-se observar que um dos desafios das organizações públicas consiste no estímulo e criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento profissional, fomentando a aprendizagem e oferecendo aos servidores oportunidades reais de crescimento profissional. Concluiu-se que a aplicabilidade da gestão por competências nas organizações públicas proporciona o suporte necessário para as ações de desenvolvimento e capacitação, satisfazendo às exigências do Ministério da Educação (MEC); cumprindo a Lei 11.091/2005, que instituiu o Plano de Desenvolvimento dos Integrantes da Carreira dos Cargos Técnicos Administrativos em Educação (PDIPCCTAE); sendo, portanto, uma ferramenta para o desenvolvimento dos servidores e das organizações públicas.
Citação ABNT:
DUARTE, M. T.; FERREIRA, S. A.; LOPES, S. P. A gestão por competências como ferramenta para o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos: case da Universidade Federal do Tocantins. Administração Pública e Gestão Social, v. 1, n. 2, p. 101-120, 2009.
Citação APA:
Duarte, M. T., Ferreira, S. A., & Lopes, S. P. (2009). A gestão por competências como ferramenta para o desenvolvimento dos servidores técnico-administrativos: case da Universidade Federal do Tocantins. Administração Pública e Gestão Social, 1(2), 101-120.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/984/a-gestao-por-competencias-como-ferramenta-para-o-desenvolvimento-dos-servidores-tecnico-administrativos--case-da-universidade-federal-do-tocantins/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português