Cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil: evidências estruturais em quatro áreas temáticas Outros Idiomas

ID:
997
Resumo:
Evidências do crescimento de cooperação entre pesquisadores e programas de pós-graduação no âmbito da produção científica têm favorecido a compreensão da construção do conhecimento científico não como empreendimento individual, mas imerso em redes de relacionamentos. Tendo isto em vista, o presente artigo objetivou verificar a presença de estruturas de cooperação entre programas de pós-graduação em Administração no Brasil em quatro áreas temáticas: ciência e tecnologia; estratégia; administração pública; e estudos organizacionais. Partiu-se da premissa de que diferentes arranjos relacionais, evidenciados por meio de relações de co-autoria, indicam formas variadas de organização do campo científico com implicações no modo de produção do conhecimento. Com base em 2.874 artigos publicados entre 2000 e 2006 em eventos temáticos e EnANPADs, foram investigadas hipóteses acerca de configurações do tipo small worlds, ligações preferenciais, centro-periferia e centralidade nos relacionamentos entre programas. Os resultados corroboraram as hipóteses revelando, em todas as áreas estudadas, estratificação entre os programas, tanto no sentido de angariar colaboradores quanto em volume de artigos. Além disso, aqueles mais produtivos tendem a se relacionar mais entre si, o que reforça outro achado: a cooperação entre programas mostrou-se fortemente associada à sua produtividade.
Citação ABNT:
ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E. R. Cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil: evidências estruturais em quatro áreas temáticas. Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, art. 2, p. 366-390, 2009.
Citação APA:
Rossoni, L., & Guarido Filho, E. R. (2009). Cooperação entre Programas de Pós-Graduação em Administração no Brasil: evidências estruturais em quatro áreas temáticas. Revista de Administração Contemporânea, 13(3), 366-390.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/997/cooperacao-entre-programas-de-pos-graduacao-em-administracao-no-brasil--evidencias-estruturais-em-quatro-areas-tematicas/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português