Características

Iniciado em 2012, o Spell concentra, inicialmente, a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008 e é composto por três grandes componentes, os quais são também subprodutos associados ao seu desenvolvimento:

  • Repositório de Artigos Científicos;
  • Sistema de Indexação e Busca de Artigos;
  • Sistema de Informação sobre Periódicos.

Assim, o Spell consiste em uma ferramenta virtual que agrega a produção científica disponibilizada eletronicamente pelos periódicos associados, reunindo artigos científicos, resenhas, editoriais, notas bibliográficas, casos de ensino, debates entre outros documentos, todos disponíveis livremente para consulta e download. Além disso, o Spell organiza a produção científica oriunda de diferentes periódicos, de modo que proporciona a localização de trabalhos que atendam a um ou vários critérios combinados de busca, os quais podem ser salvos ou compartilhados pelos usuários.

O Spell também traz, de modo organizado, informações acerca dos principais periódicos das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo. Trata-se de informações editoriais ligadas às características dos periódicos, rol de edições já publicadas e indicadores de volume de acessos, downloads e quantidade de documentos disponíveis na base do Spell.

No futuro, o projeto de desenvolvimento do Spell prevê a inclusão de periódicos de outras áreas do conhecimento e a configuração de um banco de dados de referências utilizadas na produção científica, ampliando seu escopo de utilização o qual passará também a oferecer:

  • Pacote de Indicadores Bibliométricos;
  • Sistema de Pesquisa por Citações.