ID: 77416
Autoria:
Claudine Julia Silva, Marianny Jessica de Brito Silva, José Eduardo de Melo Barros.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 21, n. 3, p. 0-0, Julho-Setembro, 2024. 1 página(s).
Palavras-chave:
Aplicativos de entrega de comida , Avaliações e revisões on-line , Comportamento do consumidor , Credibilidade , Preocupações com a crise sanitária do Covid-19 , Usabilidade , Valor percebido
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pandemia causada pela Covid-19 gerou novos hábitos e comportamentos nos indivíduos, especialmente no consumo de tecnologias. Mediante restrições físicas, presenciou-se um uso intenso de aplicativos para realização de compras; dentre elas, de itens básicos, como alimentos. Tal comportamento têm permanecido no período pós-crise, ressaltando a importância dos apps nas dinâmicas de consumo pós-pandêmicas. Logo, mostra-se necessário aprofundar o entendimento do comportamento do consumidor em meio digital a partir da crise sanitária vivida, esclarecendo percepções de valor do indivíduo ao consumir tais programas/softwares nos smartphones. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto dos antecedentes credibilidade, avaliações e revisões on-line, usabilidade e preocupação com a crise sanitária da Covid-19 na percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega de comida. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo. Os dados foram coletados por meio de uma survey on-line. A amostra foi constituída por 288 respondentes e os dados foram analisados mediante técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Identificou-se que a credibilidade e a usabilidade influenciam diretamente e positivamente a percepção de valor dos usuários dos aplicativos de entrega, e que as avaliações on-line influenciam uma maior credibilidade da informação nos apps. Por fim, as preocupações com a crise sanitária não demonstraram relação com a percepção de valor, no entanto, apresentaram relação direta e positiva com a usabilidade. Esse estudo traz importantes contribuições teóricas e práticas, apontando novas perspectivas para o estudo do valor e das demandas que são geradas em um período de crise mundial e seus impactos vindouros, indicando os aspectos dos apps que devem ter um maior investimento, auxiliando no aprimoramento destes programas.