ID: 7040
Autoria:
Priscila Rezende da Costa, Geciane Silveira Porto, Antonio Thiago Benedete da Silva.
Fonte:
BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 7, n. 4, p. 266-286, Outubro-Dezembro, 2010. 21 página(s).
Palavras-chave:
multinacionais brasileiras , P&D , processo decisório
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As discussões teóricas da atualidade sobre inovação e
internacionalização demonstram que a realização de pesquisa e
desenvolvimento (P&D) interna ou externamente é uma fonte
inquestionável de vantagem competitiva para as multinacionais. Se
articulados adequadamente, podem potencializar o avanço tecnológico dos
sistemas nacionais de inovação de países que buscam o desenvolvimento,
como o Brasil. Um dos desafios iniciais rumo a esta articulação é
avaliar em que situações configura-se estrategicamente mais favorável
para as multinacionais inovar aberta e cooperativamente ou inovar individualmente e de forma fechada.
O desafio primordial é, portanto, buscar a qualidade das decisões
estratégicas de desenvolver interna ou externamente
as atividades de P&D. Considerando a relevância dessas discussões, o
objetivo deste trabalho é
analisar como ocorre, nas multinacionais brasileiras, o processo
decisório de desenvolver interna ou externamente as atividades de
P&D. Para atingir-se esse objetivo, foi realizada uma pesquisa
qualitativa de natureza descritiva, cujo método adotado foi o estudo de
múltiplos casos. As
multinacionais brasileiras pesquisadas foram a Smar, a Tigre e a WEG. As
conclusões do trabalho
revelaram que o processo decisório de desenvolver interna ou
externamente P&D envolve,
basicamente, as fases de reconhecimento e diagnóstico da situação, o
levantamento e a avaliação de informações quantitativas e qualitativas, a
definição das alternativas de desenvolvimento e a seleção da melhor
alternativa. O processo decisório, por sua vez, pode ocorrer de forma
dinâmica, durante a realização das atividades cotidianas de P&D, ao
longo da fase de pré-desenvolvimento
dos projetos de P&D (surgimento da ideia) ou no decorrer do
planejamento tecnológico. Outro
aspecto relevante refere-se à forte influência das estratégias
tecnológicas deliberadas sobre a
decisão de desenvolver interna ou externamente P&D, sendo casual a
influência de estratégias
tecnológicas emergentes.