ID: 42586
Autoria:
Vanessa de Oliveira Menezes, Sieglinde Kindl da Cunha.
Fonte:
Brazilian Business Review, v. 13, n. 5, p. 111-1132, Setembro-Outubro, 2016. 1022 página(s).
Palavras-chave:
Barreiras e estímulos , Designs de inovação , Ecoinovação , Motivações , Redes hoteleiras globais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo tem como objetivo verificar a realidade das ecoinovações desenvolvidas pelas redes hoteleiras globais, destacando os designs de inovação empregados por essas organizações, as barreiras e estímulos enfrentados e as motivações para se investir nas inovações com este fim. Este estudo de casos múltiplos, de natureza qualitativa, descritiva e de perspectiva temporal seccional, utilizou a análise de conteúdo temática, empregando o software NVivo® para analisar parte dos dados obtidos e amparou-se na triangulação das informações para aumentar a confiabilidade dos resultados. As fontes de dados foram pesquisas empíricas, levantadas por meio de entrevistas e de questionários, e pesquisa documental. Verificou-se que as redes hoteleiras em estudo desenvolvem um grande número de ecoinovações em seus empreendimentos, sendo a maior parte delas de caráter end-of-pipe. Na visão dos entrevistados, há mais barreiras que incentivos para o desenvolvimento desse tipo de inovação e esse desenvolvimento é motivado, em grande parte, como forma de adquirir vantagem competitiva.