ID: 2779
Autoria:
Oswaldo Gonçalves Junior.
Fonte:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 15, n. 57, p. 161-179, Julho-Dezembro, 2010. 19 página(s).
Palavras-chave:
construção social de mercados , desenvolvimento , Laços sociais , políticas públicas , Semiárido
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O artigo foca o processo de construção social de mercados da caprinovinocultura no Semiárido nordestino enquanto um novo arranjo com significativo potencial de combate à pobreza. Procura demonstrar como esse processo é induzido por uma rede de entusiastas da caprinovinocultura, formada por agentes-chave ligados a um conjunto de organizações. Além deles, o governo federal, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com alguns estados do Semiárido, desenvolve o Programa do Leite, política pública que visa garantir mercados para os produtos da agricultura familiar. No nível local, associações de criadores e gestões municipais específicas complementam um capilarizado movimento que tem garantido apesar de diversos entraves o avanço dessas experiências, aliando tradição e vocação regional com inovação e inclusão social produtiva de parcelas pobres da população. Sob uma perspectiva de entrelaçamento entre vida econômica e vida social, procura-se demonstrar que o mercado não somente é influenciado de forma central por fatores muitas vezes tidos como não econômicos, como também, sob certas condições, a ampliação das práticas de mercado pode significar reestruturação de relações, resultando em fortalecimento e diversificação dos laços sociais, e não sua dissolução, como enfatiza parte da teoria social.