ID: 39247
Autoria:
Giuliano Alves Borges e Silva, Dante Pinheiro Martinelli, Cláudia Souza Passador, João Luiz Passador.
Fonte:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 20, n. 67, p. 235-257, Julho-Dezembro, 2015. 23 página(s).
Palavras-chave:
atração de empresas , Desenvolvimento local , políticas públicas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nem sempre, as iniciativas endógenas voltadas ao desenvolvimento local são capazes de ofertar renda bem estar à maior parte da população, caracterizando uma necessidade de investimentos externos, desde que, não sufoquem as particularidades regionais e interajam de forma harmoniosa com os empreendimentos locais, por isso as políticas públicas para atração de empresas devem ser trabalhadas, pelos governos municipais, como uma dentre várias estratégias que levem em consideração as diversas dimensões de desenvolvimento. O objetivo deste artigo consiste em analisar as políticas públicas de atração de empresas realizadas na cidade mineira de Araxá entre os anos de 2001 a 2008, observando suas influências (vantajosas ou não) na construção do desenvolvimento do local. O estudo de caso foi o método de pesquisa adotado, muito escolhido nas Ciências Sociais quando o pesquisador tem pouca ou nenhuma influência sobre o fenômeno observado. Assim, compreende a formação, os estágios e os processos das políticas. As análises foram baseadas nas dimensões de desenvolvimento econômico, social, ambiental, político e institucional e os resultados demonstraram que as políticas para atração de empresas promoveram razoáveis avanços principalmente em resultados sociais e inovações no sentido político institucional.