ID: 249
Autoria:
Djair Picchiai.
Fonte:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 13, n. 52, p. 19-41, Janeiro-Junho, 2008. 23 página(s).
Palavras-chave:
competências gerenciais , modelos , papéis , performance e resultados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Trata-se de um trabalho focado nas competências das chefias dos hospitais enquantogerentes. Encontramos na literatura, dentre outros, o modelo proposto por Quinn , modelo que destaca as competências gerenciais nos papéis de diretor, produtor, monitor, coordenador, facilitador, mentor, inovador e negociador. Descreveremos cada um dos papéis, e classificando-os conforme suas características, nos modelos das relações humanas, sistemas abertos, processos internos e metas racionais. O modelo de competências gerenciais é um modelo importante para o entendimento e a avaliação do papel do gerente hospitalar. O modelo define vinte e quatro competências gerenciais, conceituando-as e classificando-as emoito papéis gerenciais. Ele apresenta uma grande amplitude de competências, ao mesmo tempo em que mantém uma coerência na definição dos papéis gerenciais e modelos de gestão. O objetivo é descrever e comparar com o modelo proposto, as competências gerenciais dos profissionais que ocupam cargos de direção numa instituição hospitalar na percepção destes.