ID: 71965
Autoria:
Bruno Lazzarotti Diniz Costa, Lucas Brandão.
Fonte:
Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 27, n. 87, p. 0-0, Maio-Agosto, 2022. 1 página(s).
Palavras-chave:
censo educacional , Covid-19 , desigualdade , Educação , redes municipais
Tipo de documento: Artigo ()
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O artigo analisa as modalidades de respostas educacionais das redes municipais de educação diante da
interdição, em virtude da pandemia de Covid-19, das atividades escolares presenciais, os padrões de resposta
e, particularmente, em que medida as variações na qualidade e amplitude dessas estratégias tendem
a reproduzir ou aprofundar as desigualdades educacionais existentes. O objetivo foi operacionalizado
pela análise dos dados de resposta a questionários aplicados pelo censo educacional, agregadas em um
indicador sintético. O comportamento do indicador foi analisado levando-se em conta o legado das
políticas educacionais prévias – medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
municipal –, o contexto socioeconômico em que foram implementadas – o nível socioeconômico médio
dos estudantes da rede –, a diversidade regional brasileira e o porte populacional dos municípios. Os
resultados apontam que, de fato, nos municípios de nível socioeconômico mais alto e com trajetória
educacional mais exitosa, as alternativas ao fechamento das escolas tenderam a ser mais abrangentes e
diversificadas, sugerindo o risco de que esse seja mais um vetor de aprofundamento das desigualdades
educacionais.