ID: 73893
Autoria:
Mariana Azevedo Alves, Mariana Pereira Bonfim, CésarAugusto Tibúrcio Silva, José Mauro Madeiros Velôso Soares.
Fonte:
Contabilidade, Gestão e Governança, v. 26, n. 2, p. 213-248, Maio-Agosto, 2023. 36 página(s).
Palavras-chave:
Accountability , Integrated Report , Legibilidade , Management report , Prestação de Contas , Public sector , Readability , Relato Integrado , Relatório de Gestão , Setor Público
Tipo de documento: Artigo ()
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Objetivo: Avaliar a legibilidade dos Relatórios de Gestão do setor público brasileiro, nos exercícios de 2016 a 2019, com a mudança estrutural a partir da adoção da abordagem de Relato Integrado (RI), em 2018.
Método: Com o software R, foi calculada a legibilidade, através do Índice de Legibilidade de Flesch, de 3.720 relatórios emitidos por 930 instituições ao longo de anos.
Originalidade/Relevância: Esse é o primeiro estudo que analisa a legibilidade dos relatórios de todas as instituições públicas brasileiras, especialmente considerando o contexto de adoção da abordagem de Relato Integrado.
Resultados: Os dados da pesquisa indicaram queda na legibilidade geral dos Relatórios de Gestão ao longo dos anos analisados, e de forma mais expressiva nos exercícios entre 2017 e 2018. Verificou-se também que a adoção do RI, enquanto estruturante do Relatório de Gestão, influenciou em sua concisão, com redução de páginas, palavras, sílabas e sentenças.
Contribuições Teóricas/Metodológicas: Os dados demonstram que, no setor público, o RI ainda não pode ser apontado, de fato, como um instrumento de governança pública uma vez que ainda é deficiente no sentido de transparência, na perspectiva da legibilidade. Entende-se, no entanto, que o conceito de RI, e, mais ainda, sua inserção no setor público brasileiro, é recente, necessitando, portanto, de um tempo para se consolidar.
Contribuições Sociais/para a Gestão: O estudo fornece um diagnóstico aos preparadores sobre como os relatórios têm se apresentado, na legibilidade, em comparação com a orientação de serem legíveis, e auxilia no aprimoramento do documento enquanto instrumento de controle social.