ID: 51776
Autoria:
Conceição de Maria Pinheiro Barros, Joelma Soares da Silva, Elaine Freitas de Sousa, Francisco Edson Rodrigues da Silva.
Fonte:
Contextus - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 16, n. Ed. Especial, p. 84-114, Setembro-Dezembro, 2018. 31 página(s).
Palavras-chave:
Conhecimento , Estado da Questão , Gestão Secretarial , Secretariado Executivo , Teoria
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
A gestão secretarial é uma temática recorrente em estudos nacionais de Secretariado Executivo, porém ainda carente de comprovação científica. Este estudo tem como objetivo analisar as contribuições de pesquisas brasileiras para consubstanciar a gestão secretarial como proposta teórica. Metodologicamente, utilizou-se pesquisa do tipo Estado da Questão, fundamentada em Nóbrega-Therrien e Therrien (2010). Analisou-se o conteúdo de uma dissertação e de dezessete artigos nacionais. Após a análise, identificou-se que existem poucas investigações acerca do tema, evidenciando lacunas em relação à sua consolidação como área de conhecimento e ao estabelecimento tanto de seu objeto de estudo quanto de um arcabouço teórico-metodológico. As pesquisas denotam a interdisciplinaridade da área, mantendo um diálogo, principalmente, com a Administração. O Estado da Questão oportunizou ampla visão acerca da situação atual do conhecimento, dos principais enfoques de estudiosos e suas bases de sustentação teórica e empírica.