ID: 41622
Autoria:
Letícia Santos Franca, Lucas Martins Turano, Andrea Cherman.
Fonte:
Environmental and Social Management Journal, v. 10, n. 1, p. 41-57, Janeiro-Abril, 2016. 17 página(s).
Palavras-chave:
Bibliometria , Comércio justo , Consumerismo ético , Consumo sustentável , Estratégia social e ambiental
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo visa identificar os corpos teóricos dominantes nas pesquisas internacionais sobre o tema Comércio Justo. Apesar de ser ainda um campo de estudo relativamente recente, ele já possui uma grande quantidade de informações. Sabendo disso, buscou-se, por meio desse trabalho, analisar todas as publicações sobre o tema, de janeiro de 2001 a dezembro de 2013, indexadas na base Web of Science. Metodologicamente, adotou-se um estudo bibliométrico, analisando principalmente citações e cocitações, que encontrou, no total, 235 artigos publicados no período. Como principal resultado, este trabalho culminou na descoberta, a partir da construção de um mapa, de uma nova forma de estruturação e categorização das pesquisas sobre esse tema. Além disso, foi identificada, nos trabalhos analisados, que a principal lacuna encontra-se no estabelecimento de estratégias para operacionalização do tema, que se apoia, sobretudo, na dificuldade de aderência por parte do consumidor em exercer uma atitude positiva na compra de um produto de Comércio Justo. Nesse sentido, os achados demonstram que o campo de pesquisas sobre Comércio Justo deve ser incentivado, enaltecendo-se a necessidade de se desenvolver rapidamente estratégias mais consolidadas. Com base nos resultados, esta pesquisa sugere algumas implicações não só teóricas, mas, sobretudo, práticas para o desenvolvimento da área.