ID: 67390
Autoria:
Amanda dos Santos Veiga Marçal, Marguit Neumann, Simone Leticia Raimundini Sanches.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 29, n. 102, p. 458-489, Julho-Setembro, 2022. 32 página(s).
Palavras-chave:
capitais , conceito de geração de valor , geração de valor , relato integrado
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo desta pesquisa é construir a semântica do conceito de geração de valor, baseado na literatura existente, delimitada a proposta do Relato Integrado (RI). Este estudo é classificado como descritivo, bibliográfico e documental, e utilizou-se da análise de conteúdo. Foram analisados dezesseis artigos, três livros e um documento, com base no Value Creation – Background Paper (International Integrated Reporting Council, 2013a), assim como as classificações semânticas propostas por Ilari e Geraldi (1985). Os resultados demonstram que a semântica do conceito de geração de valor é a de que a organização realiza ações de valores (capitais) gerados direta ou indiretamente, considerando apenas seu efeito positivo à sociedade e ao meio ambiente. As ações negativas ocasionam destruição de valor para acionistas e stakeholders, não sendo relatadas quando se esperava que fossem. O valor financeiro é relevante, mas não o suficiente para gerar valor. A ausência de explicações sobre o tema possibilita a não adoção da finalidade real na construção da conectividade das informações financeiras e não financeiras, consequentemente dirimindo a credibilidade desse novo formato de divulgação corporativa. A pesquisa incentiva discussões para suprir lacunas e críticas, principalmente internacionais. Contribui-se com a interpretação do conceito de geração de valor para as futuras divulgações de RI, elucidando nitidamente qual seria a geração de valor da organização e a prestação de contas à sociedade, tendo em vista a dificuldade na aplicação desse conceito em consultas públicas (2013 e 2017), conforme revelado por preparadores. Esta pesquisa contribui também com o avanço da discussão na literatura no âmbito da geração de valor.