ID: 517
Autoria:
Mario Procopiuck, Klaus Frey.
Fonte:
Organizações & Sociedade, v. 18, n. 58, p. 429-444, Julho-Setembro, 2011. 16 página(s).
Palavras-chave:
Gestão educacional , Graduação em administração , Instituições de ensino superior , Qualidade em organizações educacionais , Qualidade no ensino superior
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Em um mercado de ensino superior competitivo, como é o caso do Brasil, possuir uma imagem de qualidade tem sido fundamental para atrair e reter alunos em uma instituição de ensino superior (IES). Este estudo objetivou avaliar a qualidade de atributos específi cos das IES que oferecem cursos de graduação em administração em Joinville, SC. Para a realização desta pesquisa, buscaram-se estudos que tratam da qualidade de atributos específi cos das organizações educacionais, encontrando-se 13 atributos que medem a qualidade de uma IES, no que se refere especifi camente à instituição. Em seguida, realizou-se uma pesquisa quantitativadescritiva junto aos alunos formandos em duas das cinco IES que oferecem a graduação em administração em Joinville. Aplicou-se um questionário estruturado não disfarçado, com perguntas fechadas, junto a 292 formandos destas duas IES. Com os dados coletados, caracterizaramse os formandos e identifi caram-se os atributos com desempenhos mais e menos satisfatórios quanto à qualidade destas IES. Encontrou-se, também, os atributos que mais contribuem para a percepção de qualidade da instituição na visão dos alunos. As IES foram bem avaliadas em termos de qualidade, sendo que a imagem da IES para a comunidade, a qualidade da IES com relação à inovação e com relação ao desenvolvimento de novos cursos são os atributos de melhor desempenho segundo os alunos.