ID: 31090
Autoria:
Antônio Oscar Santos Góes, Maria Eliane Alves de Souza.
Fonte:
RAC-Eletrônica, v. 2, n. 1, p. 123-140, Janeiro-Abril, 2008. 18 página(s).
Palavras-chave:
auto-desenvolvimento , modelo de competência , qualificação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Esta pesquisa analisou a dinâmica do Programa de Educação Corporativa do Banco do Brasil, quanto à efetividade das estratégias de formação e de qualificação profissional, sob o ponto de vista dos funcionários, com embasamento no modelo de competência. O estudo, de caráter qualiquantitativo, utilizando as estratégias do
estudo de caso, e que se configurou como pesquisa exploratória, teve como objeto a agência Itabuna/BA do Banco do Brasil. Os dados obtidos foram de fontes principais e secundárias. Os resultados apontaram que o Programa, apesar de preconizar os pressupostos do modelo de competência, proporciona resultados limitados na
prática. Ademais, revelou-se que o trabalho bancário ainda mescla tarefas rotineiras e padronizadas, típicas do taylorismo, com atividades que exigem do trabalhador os requisitos do modelo de competência. Quanto às perspectivas para a profissão, verificou-se que o bancário deverá ser, cada vez mais, um trabalhador polivalente.