ID: 37664
Autoria:
Augusto Fischer, Tânia Maria dos Santos Nodari, Jose Elmar Feger.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 7, n. 1, p. 39-52, Janeiro-Junho, 2008. 14 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento empreendedor , Correntes de pensamento do empreendedorismo , Empreendedorismo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Neste ensaio objetiva-se desenvolver reflexões quanto às características do empreendedorismo, com o propósito de incluir novas dimensões que possam contribuir para a compreensão do empreendedorismo, além das abordagens já utilizadas. Classifica-se quanto aos objetivos pesquisa exploratória e descritiva, e quanto aos procedimentos técnicas da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental. O tema representa atualmente uma importante forma de inserção das pessoas no ambiente social, econômico e político. A sociedade prestigia aqueles que realizam e empreendem, e isto torna o empreendedorismo, um interesse de estudos nos ambientes de negócios, sociais, políticos, universitários, entre outros. A ação empreendedora sempre foi considerada como condição de todas as transformações e mudanças que proporcionaram o desenvolvimento nas diversas áreas do conhecimento. A discussão em torno do empreendedorismo é ampla, contando atualmente com estudos e publicações que apontam como atitudes empreendedoras, aquelas desenvolvidas por pessoas que se destacam, principalmente, por sua iniciativa, persistência e otimismo, ou seja, variáveis comportamentais de indivíduos empreendedores. O crescente interesse pelo empreendedorismo está associado, principalmente, ao fato de que este tem sido considerado importante prática para o desenvolvimento de alguns países. Empreender é entendido como se tornar um grande ator social capaz de romper os laços de dependência, acreditando na pró- pria capacidade de construir o próprio futuro mediante cooperação e sinergia comunitária entre os mais diversos contextos político-sociais. Todavia, empreender é muito mais do que ter um sonho e desenvolver seu próprio negócio; significa ousar, tomar iniciativas, ser persistente, ver oportunidades nos problemas, estabelecer parcerias, ser capaz de perceber além das possibilidades aparentes.