ID: 72444
Autoria:
Gustavo Henrique Dias Souza, Olívia Bernardo de Moura, Samuel de Oliveira Durso, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Bruna Camargos Avelino.
Fonte:
RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 21, n. 2, p. 197-222, Maio-Agosto, 2022. 26 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade , Docência , Ensino Superior , Motivação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo desta pesquisa foi identificar os principais fatores explicativos da motivação de professores de graduação dos cursos de Ciências Contábeis para permanecer com a atuação docente. Foi realizado um levantamento com 116 docentes do curso de Ciências Contábeis no Brasil. O instrumento da pesquisa foi baseado na Escala de Motivação Acadêmica (EMA). Os dados foram analisados por meio de regressões lineares múltiplas para os diferentes níveis motivacionais relacionados com a Teoria da Autodeterminação. Identificou-se que a remuneração e a escolaridade foram os principais fatores que explicaram a motivação dos docentes participantes da amostra da pesquisa. Além disso, a experiência na carreira docente também foi importante para entender diversos níveis de motivação dos professores. O gênero, por sua vez, só foi significativo para entender um tipo de motivação extrínseca para a continuidade na carreia. Trazendo um novo foco para a temática de motivação acadêmica, este estudo explora os aspectos relacionados à motivação dos docentes em Ciências Contábeis no cenário brasileiro. Assim, os resultados podem incentivar novas políticas no ensino ou no ambiente de trabalho desses profissionais. Além disso, o estudo possibilita aprofundar o conhecimento em um fator diretamente relacionado com a qualidade da educação superior na área contábil, a motivação para a docência, contribuindo para melhorias da formação dos discentes da área. A investigação contribui, ainda, com o avanço da literatura, pela aplicação da Teoria da Autodeterminação ao contexto dos docentes em Ciências Contábeis, e, de forma metodológica, pela aplicação de uma adaptação da EMA.Palavras-chave: Docência, Ensino Superior, Motivação, Contabilidade.