ID: 36478
Autoria:
Marconi Edson Esmeraldo Albuquerque, Francisco Antonio Cavalcanti da Silva.
Fonte:
REAd. Revista Eletrônica de Administração, v. 8, n. 2, p. 2-28, Março-Abril, 2002. 27 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia de Manufatura , Estratégia Empresarial , Gestão Estratégica da Produção
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Diante da intensificação da competição empresarial, a definição de estratégias e seu conseqüente planejamento constituem necessidades básicas das organizações. A estratégia funciona como guia ou referencial, cujo papel é amparar a administração na solução de determinados problemas e alcance de metas estabelecidas. Todavia, o elemento-chave para estes ganhos, de forma sustentada, é a consecução de uma vantagem competitiva, que pode estar em qualquer uma de suas áreas funcionais (manufatura, marketing, p&d, etc.). Segundo Hayes & Wheelwright (1984), tem havido um crescente reconhecimento de que a manufatura pode ser uma excelente “arma” competitiva, desempenhando, assim, decisivo papel na criação de vantagens competitivas difíceis de imitação pelos concorrentes, o que viabiliza a consecução dos objetivos competitivos da organização. Entretanto, a chave para isto é o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de manufatura consistente com a estratégia competitiva da empresa. Este trabalho apresenta uma análise teórica acerca da estratégia competitiva e seu relacionamento com a estratégia de manufatura.