ID: 73886
Autoria:
Marcus Vinicius R. de Souza, Talles Vianna Brugni, Juliana Costa Ribeiro Prates, Silvania Neris Nossa, Aziz Xavier Beiruth, Danilo Soares Monte-Mor.
Fonte:
Revista Brasileira de Finanças, v. 21, n. 4, p. 0-0, Outubro-Dezembro, 2023. 1 página(s).
Palavras-chave:
accruals discricionários , Conexões políticas , Decisões ope-
racionais , Eleições presidenciais , Gerenciamento de resultados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Resumo O objetivo do artigo é verificar se empresas com conexões políticas apresentam
níveis de gerenciamento de resultados (GR) significativamente diferentes das outras em-
presas em períodos de eleição presidencial. Utilizaram-se modelos de dados em painel
em uma amostra com 2.272 empresas listadas na B3 de 2010 a 2019. Para verificação
da ocorrência de GR por accruals e decisões operacionais utilizaram-se os modelos de
Jones modificado (Dechow et al., 1995) e de Roychowdhury (2006) respectivamente.
Os resultados indicam que as empresas em geral aumentam o GR por accruals em anos
eleitorais. Porém, as empresas conectadas apresentaram um maior GR por accruals que
as não conectadas e esse comportamento não se modificou em anos eleitorais. Porém, as
empresas conectadas apresentaram menos GR por decisões operacionais que as empre-
sas não conectadas. Os períodos eleitorais não interferiram no nível e nem na diferença
do GR por decisões operacionais entre empresas conectadas e não conectadas. Os acha-
dos trazem novas perspectivas sobre os efeitos das conexões políticas e GR no mercado
brasileiro