ID: 58087
Autoria:
Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti, Hudson Fernandes Amaral, Laise Ferraz Correia, Carolina Magda da Silva Roma.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. nd, p. 518-538, Junho, 2020. 21 página(s).
Palavras-chave:
analistas financeiros , Ativos intangíveis , mercado de ações brasileiro
Tipo de documento: Artigo (Português)
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'Objetivo' – Este artigo tem como objetivo investigar como e em que medida os ativos intangíveis influenciam as avaliações dos analistas financeiros que cobrem empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil (Brasil, Bolsa, Balcão – B3) entre 2010 e 2016. 'Metodologia'– A análise foi dividida em duas etapas. Na primeira etapa, examinamos as taxonomias dos ativos intangíveis (ou seja, os capitais estrutural, relacional e humano) por meio da análise de conteúdo, contando termos-chave repetidos relacionados a cada categoria de ativos intangíveis citada nos relatórios dos analistas financeiros. Na segunda etapa, analisamos a influência de variáveis substitutas de ativos intangíveis na cobertura, erro de projeção e precisão das projeções de lucro por ação dos analistas financeiros. 'Resultados' – Na primeira etapa, os resultados sugeriram que os analistas citaram mais termos relacionados à categoria capital estrutural, particularmente os termos “estratégia” e “missão”. Na segunda etapa, os resultados apontaram a ausência de relações estatisticamente significativas entre as variáveis estudadas. Portanto, é possível inferir que, embora os analistas financeiros que cobrem empresas que operam na Bolsa de Valores brasileira citem termos relacionados a ativos intangíveis em seus relatórios – o que, por sua vez, aponta para a relevância desses ativos no processo de avaliação da empresa – a dificuldade de realizar uma avaliação fundamentada em bases confiáveis, a escassez de informações de qualidade sobre seu desenvolvimento e problemas de incentivo podem desafiar ou até impedir avaliações quantitativas direcionadas aos participantes do mercado de capitais. 'Contribuições' – Ao adotar uma abordagem metodológica inovadora no contexto brasileiro, este estudo destaca o fato de que os ativos intangíveis influenciam os analistas financeiros até certo ponto e eles, por sua vez, conseguem incorporá-los em suas análises, embora as relações estatísticas não tenham sido explicitamente demonstradas.