ID: 6561
Autoria:
Marcos Antonio Gaspar, Denis Donaire, Silvio Aparecido dos Santos, Maria Conceição Melo e Silva.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 11, n. 31, p. 119-133, Abril-Junho, 2009. 15 página(s).
Palavras-chave:
Conhecimento explícito , Portal corporativo , Universidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os portais corporativos, viabilizados por meio da Tecnologia da
Informação e Comunicação, capacitam a integração de dados heterogêneos
provenientes de sistemas internos de informação, os quais são
disponibilizados para acesso e compartilhamento da comunidade
interessada. Eles podem se transformar em um importante instrumento de
avaliação do conhecimento explícito na organização, à medida que
possibilitam trocas de informações mais rápidas e seguras, propiciando
assim um saudável ambiente colaborativo. No caso específico de grandes
universidades brasileiras, os portais corporativos assumem aspecto
fundamental, pois disponibilizam uma enorme variedade e quantidade de
informações e conhecimentos, em função da multiplicidade de suas
atividades. O presente estudo objetiva investigar aspectos importantes
do conhecimento explícito exteriorizado pelas universidades pesquisadas
mediante a análise do conteúdo disponibilizado em seus portais
corporativos. O estudo teve caráter exploratório, com a prospecção, por
meio de observação direta, dos conteúdos existentes nos portais
corporativos de duas universidades públicas e outras três privadas.
Realizou-se uma análise comparativa dos conteúdos existentes nesses
portais, que pode ser útil para avaliar sua utilização como fator de
otimização do conhecimento explícito gerado na universidade. Como
resultado, pôde-se verificar a existência de importantes diferenças,
tanto na composição, quanto no conteúdo dos portais corporativos das
universidades públicas em relação às universidades privadas. As
principais distinções dizem respeito ao tipo de serviços
disponibilizados e à destinação das informações encontradas, que têm
como foco o atendimento a diferentes públicos-alvo. Assim sendo, pôde-se
concluir que as universidades privadas pesquisadas privilegiam os
processos mais gerais relacionados ao atendimento do aluno, ao suporte
para os cursos oferecidos e à divulgação de informações destinadas ao
público interessado em ingressar na instituição, enquanto que as
universidades públicas analisadas priorizam informações mais
específicas, direcionadas à disseminação da pesquisa desenvolvida
internamente ou em caráter institucional.