ID: 4697
Autoria:
Sérgio Dominique Ferreira, Sancha Catarina Frazão Maia, Antonio Rial Boubeta.
Fonte:
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 4, n. 2, p. 49-63, Maio-Agosto, 2010. 15 página(s).
Palavras-chave:
Cluster analysis , Marketing turístico , Preferências dos consumidores , Segmentação de mercados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Nas últimas décadas, o turismo converteu-se num dos sectores mais
preponderantes da economia à escala mundial. Concretamente, nos casos de
Portugal e Brasil, a sua contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) e
na criação de emprego é bastante relevante. Neste sentido, orientar-se
por um marcado enfoque de Marketing na gestão dos recursos turísticos de
um país assume-se como estratégia primordial. Tal enfoque deverá
basear-se em inovações metodológicas que permitam conhecer as
preferências dos turistas com rigor, tornando-se assim numa vantagem
competitiva. Neste âmbito, o principal objectivo deste estudo é ilustrar
a importância e os benefícios relacionados com a utilização de
metodologias multivariadas no momento de segmentar o mercado. No
presente estudo levou-se a cabo uma Análise Cluster, com recurso a um
método hierárquico e a uma posterior aplicação de um método de
optimização. Os principais resultados deste trabalho permitem
identificar a existência de cinco clusters que se diferenciam por
atribuírem especial importância a determinados atributos turísticos, no
momento de eleger um destino turístico. Em definitiva, comprova-se a
importância de levar a cabo uma segmentação post hoc, com base nas preferências dos consumidores, em detrimento de segmentações tradicionais, conhecidas como a priori, que têm por base critérios sócio-demográficos.