ID: 4706
Autoria:
Cynthia Harumy Watanabe Corrêa.
Fonte:
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 4, n. 3, p. 85-108, Setembro-Dezembro, 2010. 24 página(s).
Palavras-chave:
Brasil , Comunicação , Rede Social , TAM Linhas Aéreas , Transportes e Turismo , Twitter
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A pesquisa aborda a apropriação social das Tecnologias da Informação e
Comunicação pelo setor de aviação brasileiro, mediante um estudo de caso
das estratégias comunicacionais da TAM Linhas Aéreas no site da rede
social Twitter. A TAM é uma empresa líder no mercado doméstico
brasileiro e que aos poucos conquista seu espaço no Mercosul. Trata-se
de uma investigação de caráter exploratório, baseada na Análise de
Conteúdo das mensagens enviadas ao perfil da companhia no Twitter, com o
objetivo de verificar se há de fato a consolidação de uma rede social
entre a TAM e os seus seguidores. Foram analisadas todas as mensagens
publicadas desde o dia 3 de julho de 2009, data da primeira postagem no
perfil da empresa, até o dia 31 de janeiro de 2010. Entre os assuntos
divulgados, prevaleciam os de caráter informativo e promocional. O
estudo conclui que, no âmbito do Twitter, a TAM ainda não atingiu um
grau elevado de interação social com os seus seguidores, predominando
mensagens voltadas para ações de marketing promocional.