ID: 73432
Autoria:
Rodrigo Amado dos Santos, Helena Silvano de Paula, Ellen da Silva Bem.
Fonte:
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 17, n. 1, p. 2840-2840, Janeiro-Dezembro, 2023. 1 página(s).
Palavras-chave:
Critérios para Sustentabilidade , Gestão Hoteleira , Hotelaria de Pequeno e Médio Porte
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O turismo é um dos setores econômicos mais importantes da contemporaneidade e, em seu escopo, os meios de hospedagem se destacam por seu poder de transformação local graças aos impactos socioculturais, econômicos e ambientais que seus sistemas produtivos exercem sobre suas localida-des. Logo, a condução de uma gestão sustentável torna-se vital para maximizar seus efeitos positivos e minimizar os negativos, além de estabelecer um equilíbrio entre anseios de proprietários e stakeholders hoteleiros. Todavia, considerando que este segmento é composto majoritariamente por pequenos e médios empreendimentos que carecem de expertises sobre o trato deste tema, apre-senta-se aqui um conjunto de 39 critérios desustentabilidade, distribuídos pelas seguintes dimen-sões: (11) ambiental, (10) social, (4) cultural, (8) econômica e (6) política. Assim, o presente trabalho expôs parâmetros para a operacionalização desses critérios, por meio de uma pesquisa exploratória-descritiva estruturada a partir de uma abordagem qualitativa conduzida por entrevistas em profun-didade realizadas com seis gestores hoteleiros –situados nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro –cujas percepções foram tratadas pela análise de conteúdo de Bardin. Os resultados oferecem um panorama operacional para que empresas hoteleiras de pequeno e médio porte atuem como agen-tes de transformação local, impactando positivamente os atores que suportam seus sistemas pro-dutivos.